Competição do Google dá prêmio de R$ 1 milhão e estimula ONGs no Brasil

Google tem uma novidade milionária para as ONGs brasileiras. O gigante das buscas anunciou hoje (10) o Google Impact Challenge no Brasil, uma competição para incentivar organizações não-governamentais a buscar soluções tecnológicas para problemas sociais. O desafio, que é filho do Google.org, o braço social da empresa, foi anunciado em evento realizado em São Paulo.


Viviane Senna, psicóloga, empresária, e irmã do piloto Ayrton Senna (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)
Viviane Senna, empresária e irmã do piloto Ayrton Senna, em evento do Google (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)



Quatro projetos serão escolhidos como vencedores e cada um deles receberá R$ 1 milhão para ser colocado em prática. Na Índia, onde o mesmo desafio foi proposto em 2013, o Google recebeu mais de mil inscrições de ONGs. A empresa, no entanto, tem a expectativa de superar esse número por aqui.
O anúncio foi feito por Fabio Coelho, diretor geral do Google Brasil. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 12 de março. Dos quatro vencedores, três serão escolhidos pela equipe de jurados, composta por Viviane Senna, Luciano Huck, MV Bill, Josué Gomes da Silva e Jacquelline Fuller. O quarto será selecionado através do voto do público, que será feito através do site g.co/desafiobrasil. Como critérios de avaliação estão o fator inovação, a viabilidade do projeto e a equipe por trás dele, assim como o histórico da ONG selecionada.
Viviane Senna, irmã do piloro Ayrton Senna e presidente do Instituto Ayrton Senna, ressaltou a importância do projeto para as ONGs brasileiras. "O Google é uma empresa que entende ter uma corresponsabilidade pelo país, e está colocando a tecnologia a serviço do Brasil."
Fabio Coelho, diretor geral do Google Brasil, anuncia competição para ONGs no Brasil (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)
Fabio Coelho, diretor geral do Google Brasil, anuncia competição para ONGs no Brasil (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)




O país é o terceiro a receber o desafio. Além da Índia, a competição foi realizada na Inglaterra, também em 2013. Um dos projetos premiados em terras indianas tinha como proposta levar água potável a comunidades distantes. A proposta incluía filtrar a água que chegava aos vilarejos através de painéis de energia solar, instalados nos arredores.

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *