TCU multa gestores do Ministério da Saúde por falta de controle de ponto em hospitais

O Hospital Federal de Bonsucesso é uma das unidades fiscalizadas pelo TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou irregularidades na implantação do sistema de controle de ponto eletrônico em 12 unidades hospitalares federais no Estado do Rio de Janeiro. O tribunal constatou que em nenhuma unidade o controle de frequência tem sido realizado de maneira correta.

A fiscalização identificou falta de manutenção dos equipamentos, incorreta gestão dos dados inseridos no sistema de escalas e resistência dos servidores em proceder ao registro eletrônico. O TCU solicitou explicações sobre as falhas à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS), mas as respostas enviadas pelo órgão não explicaram o motivo de os sistemas ainda não funcionarem como deveriam.

Para o tribunal, houve omissão do Ministério da Saúde e dos diretores gerais das instituições no dever de fazer cumprir a legislação. Em função disso, o TCU decidiu aplicar multa individual ao secretário de Atenção à Saúde do Ministério (período de 28/10/2015 a 19/5/2016) e à secretária substituta da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (a partir de 29/10/2015). Além disso, o ministério terá o prazo de 90 dias, a contar da data de notificação, para solucionar as irregularidades encontradas.

Problemas ocorrem desde 2013

O TCU já havia verificado erros na regularidade e economicidade das despesas realizadas a título de Adicional por Plantão Hospitalar (APH). Em 2013, um processo do tribunal apontou falhas como critérios não claros para escolha de servidores que participavam dos plantões custeados com o APH e a existência de controles de frequência frágeis. A fiscalização também detectou servidores com dois ou mais vínculos empregatícios públicos com carga horária superior a 60 horas semanais de trabalho, e ainda realizando plantões custeados pelo APH.



#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *