Aplicativo Guardiões da Saúde recebe prêmio internacional

World Government Summit, uma das mais importantes plataformas mundiais de inovação, reconhece iniciativa usada pelo Ministério da Saúde nas Olimpíadas

Resultado de imagem para guardioes da saude

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, estará em Dubai, nos Emirados Árabes, na próxima semana, para participar da quinta edição da World Government Summit (WSG - Cúpula Mundial de Governo). O evento é um foro internacional de intercâmbio dedicado a gerar ideias inovadoras com ênfase em tecnologia e inovação para resolver desafios universais. Durante o evento, o governo brasileiro receberá prêmio “Best m-Government Service Award” pelo aplicativo Guardiões da Saúde, usado no período das Olimpíadas. 
O objetivo do “Best m-Government Service Award”, que já está em sua 4ª edição, é estimular instituições governamentais a desenvolver soluções inovadoras para atender às necessidades públicas em diversos setores. A premiação é promovida pelo vice-presidente, primeiro-ministro e governador de Dubai, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
“A informatização é uma das minhas prioridades. Precisamos usar a tecnologia para integrar os dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente. O uso dessas ferramentas, como foi o aplicativo, é importante para a participação da população na vigilância, como foi o caso do Guardiões da Saúde, e na fiscalização dos serviços”, destaca o ministro Ricardo Barros.
A cúpula contará com oradores de alto nível como o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, o presidente do Banco Mundial (Bird), Jim Yong Kim, a diretora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), Helen Elizabeth Clark, e o economista e conselheiro Sênior da ONU, Jeffrey Sachs.
Durante a conferência, o ministro Ricardo Barros se encontrará com o ministro da Saúde e Prevenção dos Emirados Árabes Unidos, Abdul Rahman Bin Mohammed Al Owais, para uma reunião bilateral que tratará dos principais temas de saúde que abrangem os dois países.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - O aplicativo Guardiões da Saúde, utilizado durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, saiu vencedor na categoria Melhor Serviço Governamental Mobile. O aplicativo, de vigilância participativa, foi criado para mapear a ocorrência de sintomas similares em determinadas localidades e, com isso, permitir a adoção de providências para informar e proteger a população de forma ágil.
Torcedores brasileiros e estrangeiros utilizaram a ferramenta durante os jogos. O Ministério da Saúde recebeu 9.616  registros de 5.373  usuários relatando a sua condição de saúde (bem ou mal). O aplicativo foi disponibilizado durante os jogos olímpicos em sete idiomas (idiomas utilizados pela OMS), tanto para plataformas Android como iOS, e também contou com um website para registro e participação. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Skoll Global Threats Fund, Epitrack e a ProEpi  e será adaptada para ser utilizada em outros eventos do país.
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27592-aplicativo-guardioes-da-saude-recebe-premio-internacional

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *