O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais qualificação de quem pretende ingressar ou se manter nele. O Ocupação Social, do Governo do Estado, levou aos bairros atendidos pelo programa oportunidades em cursos e oficinas de qualificação. Os alunos Welligton Balbino Rosa e Cristiovaldo da Silva, do bairro Jardim Carapina, na Serra, contam como a oportunidade foi importante para dar novas perspectivas profissionais.
Quando tomou conhecimento dos cursos que seriam ofertados no seu bairro, Welligton, de 32 anos, não teve dúvidas: se inscreveu para Instalação Hidráulica.
Desempregado há quase um ano e experiente na área de construção civil, o jovem pai de família estava decidido a crescer profissionalmente.
“O curso foi fundamental para aprimorar a minha mão-de-obra e me dar esperança de trabalho. Antes eu fazia alguns bicos e estava muito difícil. Quando terminou o curso surgiram muitos trabalhos e agora tenho uma proposta para o início do ano”, contou.
Mas Wellignton quer continuar crescendo e para isso vai usar os conhecimentos adquiridos no curso. “Para 2017 quero fazer um planejamento profissional para ver o que é melhor para mim”, disse.
Segundo ele, oportunidades como essa podem e devem mudar a vida das pessoas. “É um excelente trabalho que o governo está fazendo. Se eu puder vou fazer outros cursos. Sem dúvida foi a melhor coisa que já aconteceu no meu bairro”, afirmou.
Quem também ganhou novas perspectivas foi Cristiovaldo, de 39 anos, que estava desempregado há seis meses. Aluno do curso de Instalação Hidráulica, além de aperfeiçoar suas técnicas de trabalho, ele já garantiu um contrato de emprego e começa a trabalhar em janeiro.
“O curso me trouxe conhecimento. Melhorei muito a minha técnica, o que ajudou na gestão do trabalho desenvolvido por mim”, explicou Cristiovaldo.
Pai de dois filhos, de 13 e 6 anos, Cristiovaldo acredita que oportunidades como a que ele teve devem continuar sendo ofertadas para que mais pessoas possam ter uma profissão e se afastar da criminalidade.
“Os jovens precisam disso. Preencher a cabeça com conhecimento. Isso ajuda para que fiquem longe de coisas ruins”, disse.
Sonho
Tanto Wellignton como Cristiovaldo sonham em ter independência financeira. Para eles, um caminho pode ser a abertura de uma empresa de prestação de serviços na área da construção civil, e ensaiam uma parceria entre os dois.
“Todo mundo tem um sonho e a gente também tem. Hoje a nossa realidade é o emprego formal, mas empresa própria é o nosso sonho”, acredita Cristiovaldo.
O Programa Ocupação Social, em parceria com o Senai-ES e com o Sesi-ES, ofertou mais de 900 vagas nos cursos de ajudante de cozinha, de auxiliar de escritório, de eletricista de automóveis, de instalação hidráulica, de pintor de obras, de eletricista instalador predial de baixa tensão, de padeiro e de mecânica de motores, de máquina de costura e de motocicletas.
Para 2017, o programa prevê a oferta de aproximadamente 4 mil vagas de cursos de qualificação e de empreendedorismo, sendo 1 mil oportunidades por meio da parceria com o Senai-ES e o Sesi-ES.
http://g1.globo.com/espirito-santo/especial-publicitario/secretaria-de-estado-de-direitos-humanos/ocupacao-social/noticia/2016/12/alunos-de-curso-de-qualificacao-superam-desemprego-com-educacao.html