Empreendedorismo social: todos ganham com isso

The Venture é a maior competição de empreendedorismo social do planeta  (Foto: Thinkstock)

Em bairros da periferia na Colômbia, moradias e abrigos temporários são levantados com um inovador sistema de baixo custo de blocos de encaixe, produzidos com o reaproveitamento de resíduos de borracha e de plástico. No Chile, moradores de comunidades carentes que não tinham acesso fácil a itens básicos de consumo, como arroz e feijão, agora os encontram a preços populares em vending machines instaladas em mercadinhos próximos dos locais onde vivem.
O que essas duas iniciativas têm em comum? Ambas são ideias criativas e rentáveis que transformam a vida das pessoas e impactam positivamente o mundo. Mas as semelhanças não param por aí: as soluções criadas pela startup colombiana Conceptos Plásticos e pela chilena Algramo foram as grandes vencedoras das duas primeiras edições do The Venture, maior competição de empreendedorismo social do planeta, promovida por Chivas Regal.
Nova oportunidade
Agora, mais uma leva de startups com perfil social de seis continentes e 32 países – incluindo o Brasil! – tem nova chance de participar da terceira edição do The Venture. Estão abertas as inscrições para a seletiva que classificará novos projetos que disputam uma fatia do fundo de US$ 1 milhão, destinado a alavancar negócios sociais com potencial de melhorar o planeta. Além disso, os selecionados para a etapa final ganham a oportunidade de passar por cursos e mentorias com alguns dos principais especialistas do mundo, na Universidade de Oxford. “Promover negócios que impulsionem o bem coletivo é uma prioridade para Chivas Regal. Há um desejo claro e crescente de mudança em todo o mundo, as pessoas querem apoiar e se associar a empresas que estão fazendo mais do que apenas dinheiro”, diz Richard Black, Diretor Global de Chivas Regal.
O resultado dessa iniciativa pode ser medido em números. Desde seu lançamento, em 2014, o The Venture já impactou a vida de mais de 200 mil pessoas, em cerca de 50 países, por meio do aporte de US$ 2 milhões em financiamento a uma nova geração de startups com atuação social.
Essa corrente do “empreendedorismo do bem” só tende a crescer. O estudo global Redefining Success in a Changing World, divulgado recentemente, apontou que 95% dos jovens profissionais estão interessados em modelos de negócios que possam colaborar com a solução de problemas mundiais e atuais.
O The Venture reflete essa tendência: a primeira edição do concurso teve 1.000 candidatos para 16 vagas. Na segunda, esse número saltou para 2.500 inscritos e 27 finalistas. Entre eles, duas startups brasileiras representaram o país na etapa final do concurso. Uma delas é MGov, que usa soluções mobile de baixo custo para aprimorar políticas públicas e iniciativas de impacto social. A segunda é a Epitrack, que atua na vigilância epidemiológica utilizando uma plataforma para dispositivos móveis.
As inscrições para a terceira edição do The Venture vão até 30 de outubro. Você pode conhecer mais sobre o concurso no site e tirar qualquer dúvida via WhatsApp, no número (11) 99330-5398. Participe e faça a diferença.
http://revistapegn.globo.com/Publicidade/Chivas/noticia/2016/10/empreendedorismo-social-todos-ganham-com-isso1.html

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *