Empreendedorismo digital e estímulo à inovação são temas do Startup Day

Evento proporcionou aos acadêmicos da Fadep, a oportunidade de ampliar contatos e aprender com especialista da área digital (Foto: Divulgação) - Startup Day debate empreendedorismo digital e estímulo à inovação

Vinte e dois de setembro. A data foi escolhida para a realização do Startup Day, de forma simultânea, em 48 cidades brasileiras. Pato Branco foi uma das contempladas e recebeu a palestra com Ricardo Moraes, gerente geral da Cabify, no Rio de Janeiro. A empresa espanhola de tecnologia, que oferece transporte individual para cidades, é concorrente do Uber e opera no Brasil desde julho deste ano.
O evento foi realizado em parceria com a Faculdade Pato Branco (Fadep) e aproximadamente 120 acadêmicos dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação e esclarecer dúvidas com o representante da Cabify.  Ricardo Moraes falou sobre o início das operações da Cabify no Brasil (a empresa opera em três capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) e também respondeu às perguntas dos estudantes. E revelou que escolheu participar do Startup Day em Pato Branco, em lugar do mesmo evento no Rio de Janeiro.
“Já conheço a região, morei durante três anos em Curitiba e, através do Startup Day, vim para cá porque uma das coisas que a gente acredita na Cabify é a entrega da qualidade do serviço. E Pato Branco é um polo de serviços, com entrega de qualidade. Aproveitei para conversar com as pessoas e pegar um pouco da experiência que a cidade tem do serviço humanizado, das pessoas se conhecerem, do alto nível de atendimento, que em cidades grandes acaba se perdendo”, detalha Moraes.
O gerente geral da Cabify também elogiou a iniciativa do Sebrae. “A ideia de massificar, fazendo o Startup Day simultaneamente em várias cidades é muito interessante. Reúne grandes atores do ecossistema de startups que acreditam, como eu, que o Sebrae tem um impacto muito grande, apoiando o mercado dos empreendedores para aproximar pessoas e fomentar novos negócios”, afirma.
O consultor do Sebrae/PR e gestor de projetos de Startups para a região, César Giovani Colini, ressalta que o Sudoeste não poderia ficar de fora da iniciativa. “A programação do Startup Day contribuiu para potencializar o ecossistema inovador da região sudoeste do Paraná, que está ganhando visibilidade no cenário brasileiro”, aponta.
César Colini acredita que a programação colaborou para apresentar experiências do modelo de tecnologia e inovação que vem transformando o mundo. “Estamos satisfeitos com os resultados, pois foi possível proporcionar a aproximação de modelos de sucesso aos nossos empreendedores regionais”.

Oportunidade para os estudantes

O coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software, da Fadep, Justino Craveiro Neto, aponta que a palestra com Ricardo Moraes foi uma oportunidade interessante para os acadêmicos conhecerem casos de sucesso no empreendedorismo digital.
“É um incentivo para que eles possam seguir o mesmo caminho. Os alunos puderam tirar dúvidas e falar sobre ideias que poderão transformar-se em negócios”, analisa Justino. Atualmente, segundo o coordenador, sete projetos relacionados ao empreendedorismo digital estão pré-incubados na Fadep.
No Paraná, além de Pato Branco, o Startup Day também foi realizado em Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
Colaboração Assessoria de Imprensa.

http://massanews.com/noticias/tecnologia/empreendedorismo-digital-e-estimulo-a-inovacao-sao-temas-do-startup-day-BeJ8o.html

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *