A sabedoria que vem da natureza: o galho ladrão

Nos últimos dias tenho refletido muito no meu tempo, em como o aproveito e em quais atividades eu foco no meu dia-a-dia. Tudo isso em busca de uma vida mais plena em todos os sentidos. É curioso como somos mais produtivos quando aprendemos a equilibrar as coisas, quando  nos preocupamos em manter a harmonia com corpo, mente e espírito.
Incluí novas atividades na minha rotina e já estou colhendo seus frutos. Entre elas, estão: meditar todo dia, ler (com horário fixo durante a jornada de trabalho), dedicar um tempo diário para brincar com meu filho e acompanhar minha esposa em seus hobbies. Pra quem não sabe, ela tem uma horta em casa. Seu mais novo hobbie são as plantas. E foi nessa de acompanhar minha esposa que aprendi com ela uma grande lição. 
Sentei próximo a ela enquanto cuidava de sua jabuticabeira e me explicava o motivo de estar ali, tirando alguns galhos da árvore. Ela me disse que esses galhos são "ladrões". Eles não crescem e ainda impedem a planta de frutificar, pois roubam sua energia. E o pior: eles não viram nada!
Pensei que na nossa vida precisamos também identificar os "galhos ladrões", que são pensamentos, projetos, atividades ou até mesmo pessoas (!), que roubam nosso tempo e energia e nos impedem de frutificar. Já se sentiu sem energia após uma conversa com alguém? Já sentiu que mais um dia passou e você não produziu nada? Ou que você tem cuidado de muitas coisas ao mesmo tempo, mas não tem evoluído muito em nenhum projeto?
Pare e reflita: o que ou quem tem roubado sua energia? Ou ainda: o que ou quem tem roubado seus sonhos? Se você deseja florecer / frutificar, é preciso passar a identificar isso com sabedoria e se livrar dos seus galhos ladrões.
Canso-me de ver pessoas que reclamam de não ter tempo, mas que diariamente o desperdiçam nas redes sociais. Que me dizem: "Celso, não gosto de ler"; mas passam horas e horas no WhatsApp. Quantos livros você já leu navegando em conversas do WhatsApp? Já parou para pensar nisso?!
Entenda: não tenho nada contra redes sociais ou aplicativos. Tem muito mais a ver com o que fazemos com eles. É possível evoluir muito utilizando o Facebook, Twitter e até mesmo o WhatsApp, mas isso depende de quais páginas você curte ou quais pessoas você segue.Tem a ver com deixar esses galhos crescerem e depois reclamar por não florescermos, por causa disso ou daquilo. Para isso não acontecer, é necessário estarmos atentos e avaliarmos nossa vida o tempo todo. Cuidar de nós mesmos significa nos observarmos e regar o que está bom e retirar o que não está.
Há ainda aqueles que se vangloriam de fazer muitas coisas, de possuir um dia cheio e uma agenda lotada. Hoje já está mais que comprovado que cuidar de muitas coisas diminui consideravelmente nossa produtividade como um todo. Se você é uma pessoa assim, talvez esteja na hora de escolher em qual projeto você deseja apostar, ou quais atividades do seu dia estão realmente gerando valor e quais estão sendo ladrões de energia. Recomendo a leitura do livro Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Este livro tem me ajudado muito a refletir sobre com o que escolho gastar minha energia.
Somos os jardineiros da nossa vida. Podemos cuidar dela com sabedoria. Podemos des-frutar dela. Mas para isso, precisamos, obviamente, gerar frutos. Por isso, cuide da sua vida com carinho e veja coisas boas florescerem.
 
Celso Gonçalves Dias Junior
Administrador, proprietário de uma rede de lojas de varejo na área da moda (Pintou Novidades) e sócio fundador da escola BenchMarking para capacitação de Propagandistas da Indústria Farmacêutica.

http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/a-sabedoria-que-vem-da-natureza-o-galho-ladrao/98503/

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *