Empreender no Brasil tem se tornado, cada
vez mais, uma das tarefas mais difíceis no campo da administração, seja
por aspectos econômicos, políticos ou sociais. Muitos gestores e
empreendedores lidam todos os dias com as mais diversas ameaças e
oportunidades em suas tomadas de decisão, e objetivam aprimorar ou
manter seus negócios ativos no mercado, em meio às questões peculiares
que ocorrem no Brasil, referente a vários aspectos, dentre eles,
culturais, políticos ou econômicos.
Uma grande parte dos empreendedores
brasileiros decide abrir seu próprio negócio levada pelo desejo de se
tornarem “donos” de seu próprio negócio, ou devido às dificuldades
econômicas da atualidade e o desemprego pode ser considerada uma delas.
No entanto, a maioria das decisões, quando levadas pelo âmbito da
emoção, podem ocasionar certas fraquezas para o ato de empreender, e
estas serão verificadas mediante o desempenho da organização. Então,
veja quatro aspectos necessários para que um empreendedor tenha êxito em
seu negócio:
1) Monitorar o desempenho do negócio:
o gerenciamento de um negócio ou empresa não deve se restringir somente
às informações apresentadas em forma de relatórios, por intermédio de
um sistema, ou software. Essas informações são relevantes,
porém precisam ser visualizadas e confrontadas com a realidade e o
contexto local em que estas empresas se encontram inseridas.
Torna-se necessário um efetivo mapeamento das informações, tarefas e atividades desempenhadas para que as funções da administração (planejar, controlar, organizar e liderar) sejam respeitadas e conduzidas da melhor forma. A mensuração dos resultados em termos de lucro somente pode ser considerada fraca ou prejudicial à empresa caso sua ocorrência aconteça de forma não adequada. Acompanhar o seu negócio não significa estar presente fisicamente, no entanto, pode-se afirmar que o entendimento claro e transparente de todas as informações essenciais para a sobrevivência da organização devem ser medidas e monitoradas eficazmente, e em todos os aspectos e direções que o seu produto percorra, desde as fontes de insumos ou matérias-primas até ao consumidor final. Empreender com eficácia para acompanhar o desempenho de seu negócio inicia-se com o desejo de inteirar-se dos mais diversos aspectos que permeiam a organização, e não desvincular-se dessa responsabilidade, delegando total controle a terceiros para a realização destas atividades.
Torna-se necessário um efetivo mapeamento das informações, tarefas e atividades desempenhadas para que as funções da administração (planejar, controlar, organizar e liderar) sejam respeitadas e conduzidas da melhor forma. A mensuração dos resultados em termos de lucro somente pode ser considerada fraca ou prejudicial à empresa caso sua ocorrência aconteça de forma não adequada. Acompanhar o seu negócio não significa estar presente fisicamente, no entanto, pode-se afirmar que o entendimento claro e transparente de todas as informações essenciais para a sobrevivência da organização devem ser medidas e monitoradas eficazmente, e em todos os aspectos e direções que o seu produto percorra, desde as fontes de insumos ou matérias-primas até ao consumidor final. Empreender com eficácia para acompanhar o desempenho de seu negócio inicia-se com o desejo de inteirar-se dos mais diversos aspectos que permeiam a organização, e não desvincular-se dessa responsabilidade, delegando total controle a terceiros para a realização destas atividades.
2) Controle financeiro:
todos que almejam empreender necessitam desenvolver habilidades e
competências para o bom e perfeito entendimento dos fluxos financeiros
que regem uma organização. Todos os processos de venda de produtos ou
serviços exigem troca de informações financeiras, desde um simples
cadastro de um cliente à troca ou substituição de um produto com
defeito.
A parte operacional da área financeira é
eficazmente preenchida por uma série de planilhas e dados financeiros
diários, mensais ou anuais, no entanto, a questão é como empreender de
forma bem sucedida através destes dados e informações disponíveis. A
chave da questão se encontra na forma de controle desses dados
financeiros. O empreendedor, primeiramente, deve alinhar de forma bem
detalhada e criteriosa as despesas que são criadas em torno da
organização, principalmente criar divisões, entre as despesas físicas
(gastos pessoais) e as despesas jurídicas (gastos da empresa).
O faturamento de uma organização não pode
significar a base total de entradas ou receitas geridas pela organização
em termos de fluxo de caixa, pois deste valor total muitas entradas já
podem ter acontecido à vista, em espécie e já não poderão ser
contabilizadas no contas a receber, por exemplo. Questões como essa
precisam estar claras e transparentes, a fim de que haja entendimento
financeiro, visão financeira, por parte do empreendedor, para que não
ocorram riscos altos e desavenças maiores do que as já ocasionadas pelo
mercado concorrente e por crises econômicas inesperadas.
A forma de controle financeiro de um
empreendedor deve antever a ocorrência das despesas, ou seja, antes de
seu acontecimento efetivo, a despesa deve estar prevista em seus
relatórios de controle e não ser apresentada somente no momento em que
significará uma saída de caixa. Saídas de caixa não monitoradas ou não
acompanhadas representarão saldos negativos para a movimentação de fluxo
de caixa da empresa, o que poderá acarretar prejuízos no final do mês.
Caso isto aconteça, estará mais do que explícito de que não houve a
devida contenção desses fluxos para impedir o prejuízo financeiro antes
do fechamento do mês.
3) Conhecimento: o
conhecimento tem sido a base central de nossa sociedade atual, em todas
as áreas, e é ele que tem regido as decisões dentro das empresas.
Torna-se essencial para os empreendedores o aprofundamento em termos de
conhecimentos administrativos e relativos às áreas de atuação, ou seja,
informações referentes ao mercado em que suas empresas atuam. Existem
muitas esferas de conhecimento para os futuros empreendedores, dentre
elas, conhecimento geral, tecnológico e específico.
O conhecimento geral remete às questões
mais globais, fatos e acontecimentos do mundo que trazem reflexos
positivos e negativos para as organizações como um todo. Este tipo de
conhecimento permeia a economia e política dos países, direciona os
rumos do desenvolvimento e impacta as tomadas de decisão a todo
instante. Os gestores empreendedores devem estar atentos a essas
informações oriundas do direcionamento global a que estas questões são
enveredadas.
O conhecimento tecnológico também
condiciona as diretrizes e normas de uma organização, visto que todos os
processos, procedimentos e tarefas, ou a grande maioria deles, são
realizados ou executados através da tecnologia, cada vez mais presente
nas organizações. Pode-se afirmar que os gestores e colaboradores que
desempenham suas atividades e tarefas nas empresas têm se tornado
“reféns da tecnologia”, a ponto de não conseguirem executar suas tarefas
na ausência da tecnologia. As organizações, cada vez mais, estarão
direcionadas à capacidade do desenvolvimento tecnológico, desde a
simples emissão de uma nota fiscal, ao fechamento de um pedido ou venda
por intermédio do e-commerce.
O conhecimento específico, por sua vez,
capacita o empreendedor a ter discernimento de peculiaridades do seu
setor, sejam estas normas e procedimentos legais, ou especificações e
costumes do mercado ou setor da empresa. Este tipo de conhecimento
facilita a integração da empresa no ramo de atividade e proporciona
benefícios para o seu próprio desempenho.
4) Criatividade e inovação: a capacidade de criar e inovar deve ser uma característica
presente para o perfil empreendedor. Atingir os desejos dos clientes é o
que todos almejamos em nossas organizações. O fator principal está em
reconhecer a maturidade de seu produto ou serviço, e decidir se é o
momento apropriado para inová-lo ou retirá-lo do mercado.
Muitas organizações não bem sucedidas
optaram por não inovar, acreditando que seus produtos, muitas vezes
campeões de vendas no setor, não seriam “nunca” substituídos por
quaisquer outros tipos de produtos semelhantes ou diferenciados. Essas
decisões fizeram com que muitos produtos simplesmente deixassem de ser
essenciais aos consumidores, e passassem a ser obsoletos em um curto
espaço de tempo – muitos deles não são mais lembrados, hoje em dia.
A criatividade e a inovação são
características da raça humana e sempre estarão presentes em nossa
sociedade global, que busca incessantemente atender às necessidades de
consumo e satisfação pessoal. Portanto, as empresas devem sempre estar
atentas às alterações e modificações que ocorrerão devido a esse desejo
que impulsiona o desenvolvimento das organizações.
http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/quatro-aspectos-para-manter-seu-negocio-bem-sucedido/93837/