Em uma palestra na Campus Party Brasil, evento de tecnologia, inovação e
empreendedorismo que acontece entre os dias 26 e 31 no Anhembi, em São
Paulo, o empreendedor Felipe Matos disse que uma dica é esquecer o mito
de que as pessoas vão roubar sua ideia; para ele, é muito mais
importante conectar-se com outras pessoas e conversar sobre a ideia,
para melhorar as possibilidades e abrir caminhos; outra dica é ter em
mente que os investidores não ajudam apenas com dinheiro; “Saiba usar os
contatos, conhecimentos e ajuda de quem quer investir na empresa, e
saiba que investimentos vêm com riscos”, diz
Felipe Matos praticamente nasceu empreendendo. Aos 16 anos, já tinha
uma empresa própria. Teve ideias que quebrara, que faliram, que deram
certo e foram vendidas, fundou programas de aceleração e hoje é mais
conhecido pelo seu trabalho com a Startup Farm, aceleradora que criou e
que auxilia centenas de empreendedores atualmente no país.
Em uma palestra na Campus Party Brasil, evento de tecnologia,
inovação e empreendedorismo que acontece entre os dias 26 e 31 no
Anhembi, em São Paulo, ele passou por 10 dicas para quem quer se tornar
um empreendedor de sucesso, indo muito além do “feijão com arroz”.
Confira:
1. Na fase inicial, conecte-se
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“Esqueça o mito de que as pessoas vão roubar sua ideia”, dispara o
empreendedor e investidor. Para ele, é muito mais importante conectar-se
com outras pessoas e conversar sobre a ideia, para melhorar as
possibilidades e abrir caminhos. Participe de eventos, converse com outros empreendedores e faça networking.
2. Valide o projeto no mercado
Se uma ideia é boa para você e para seus amigos, não significa que o
mercado também se beneficiará dela. “Não se apaixone pelo produto, e sim
pelo problema”. É essencial descobrir se um número relevante de pessoas
precisará da solução que você tem a oferecer.
3. Forme um time complementar
Um dos fundadores do Yahoo! discorda mas,
para grande parte do mercado de startups, essa máxima ainda funciona:
tenha pessoas de diversos perfis em sua equipe de sócios. Para criar qualquer negócio, é necessário haver quem entenda de
tecnologia (“quando falamos de startups, falamos de tecnologia”, explica
Felipe); de operação (e cada serviço possui um tipo específico); de
vendas e de gestão. É muito raro que uma mesma pessoa entenda de todas essas fases do
processo, então o ideal é que sua empresa possua algum especialista em
cada um desses perfis. Para conhecer? Networking.
4. Tenha um acordo de sócios bem elaborado
Ao ter uma ideia e dividir com sócios, as pessoas são muito
otimistas. Mas, segundo Felipe, uma das principais causas de falhas em
empreendimentos é justamente o desentendimento entre sócios. O contrato de sócio é diferente do contrato social, que todas as
empresas precisam ter – mas é possível colocar estes termos também no
contrato social. Trata-se de um documento que prevê o que vai ocorrer
caso algum sócio desista, ou queira vender sua parte, ou não entregue o
que se esperava dele. Para redigir este contrato, é indicado buscar ajuda jurídica. Felipe dá a dica do Vesting: um termo que bloqueia
ações dos sócios da empresa e vai desbloqueando paulatinamente à medida
em que o tempo passa e a empresa se estrutura – se alguém possui 33% de
uma empresa, por exemplo, e decide sair dela em menos de um ano de
operação, não tem direito a nenhuma participação societária. Já depois
de 2 anos, pode pegar 15%; e depois de 4, os 33% completos. “Nem todos
conhecem, mas é uma ótima solução para evitar grandes problemas em
sociedades”, comenta.
5. Teste exaustivamente
Até encontrar um modelo que de fato funcione, uma empresa deve errar
muito. É necessário testar todos os modelos possíveis até encontrar
aquele que realmente é escalável e repetível. “É 99% transpiração e 1%
inspiração”, afirma Felipe, que cita o exemplo da Easy Taxi: “Tales
Gomes queria primeiro que os clientes fossem as coorporativas. Só depois
perceberam que na verdade deveriam ser os taxistas.
6. Conheça suas métricas
É impossível gerenciar algo que você não saiba medir. Entenda seus
usuários e seu impacto, e cuidado com as “métricas de vaidade”: de que
adianta seu app ter um bilhão de downloads se as pessoas não estão
usando? Para entender quais são as medidas mais interessantes para cada tipo
de negócio, empreendedor indica o livro “Lean Analytics”, de Alistair
Roll e Benjamin Yoskivitz, disponível em livrarias brasileiras.
7. Seja ágil e busque apoio
Assim que encontrar o processo que funciona para a sua startup, execute rapidamente. É preciso focar em realizar as ideias uma de cada vez, “mas mesmo os
seus erros devem ser cometidos rapidamente. Ponha o pé no acelerador”.
Assim que o processo estiver definido, este é o melhor momento para
começar a buscar investidores.
8. Tenha um plano pró ativo
Buscando investimentos, tenha em mente que os investidores não ajudam
apenas com dinheiro. “Saiba usar os contatos, conhecimentos e ajuda de
quem quer investir na empresa, e saiba que investimentos vêm com
riscos”. Ele relembra: não é só de investimento de risco que vivem as startups. É possível buscar apoio do governo e editais.
9. Construa uma cultura e valorize sua equipe
Uma das lembranças mais importantes para uma startup é não perder a
identidade quando começa a crescer. “As empresas que dão mais certo são
as que investem em cultura e engajamento”.
10. Pense grande
No princípio, é importante focar. Uma vez que sua startup comece a
funcionar, para que ficar apenas no seu nicho? Na sua cidade? No Brasil?
Expanda, não veja limites.
http://www.brasil247.com/pt/247/empreender/214854/Veja-10-dicas-para-tirar-sua-startup-do-papel.htm
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