Da esquerda para a direita: Guilherme Teixeira, Lourenço Braga, Pedro Braun,
Pierre Grego e, abaixado na frente, Fabio Di Gregorio (Foto: Fernando Torres)
Os brasileiros são conhecidos por adorarem uma festa. A Associação
Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta) divulgou, em 2015, um estudo
que apontou que o mercado de festas e cerimônias atingiu R$ 16,8 bilhões
no ano anterior. Dentre as muitas empresas que ajudaram a construir
esse número, está a Fishfire Ideas, criada por quatro amigos em 2010.
Guilherme Teixeira, Lourenço Braga, Fabio Di Gregorio - todos com 27
anos - e Pedro Braun, 28, são amigos de infância e já tinham empreendido
juntos na marca de roupas SOUL, em 2008. Além de vender camisetas, a
empresa começou a organizar eventos e os quatro perceberam que investir
nesse tipo de negócio poderia ser uma boa ideia. “Uma hora a gente
percebeu que estava fazendo uns 15 eventos em um ano e foi aí que
tivemos a ideia de montar uma agência”, conta Lourenço Braga.
Com mais de 100 projetos em seu portfólio, dentre eles o Réveillon de
Milagres, a Farofada e o Vale Night, a Fishfire Ideas já possui força no
mercado de festas, mas seus sócios enfrentaram vários obstáculos quando
a ideia ainda estava nascendo. “Um dos maiores desafios que encontramos
foi a desconfiança das pessoas mais próximas de nós. Todo mundo pensava
que nós só éramos quatro amigos querendo festejar”, revelou Braga. Para
superar isso, tiveram que mostrar seriedade e ainda se juntaram a outro
sócio, Pierre Grego, 43.
A Fishfire Ideas também já possui parceria com marcas conhecidas como
Corona, 99Taxis e Audi. Braga diz que o primeiro investimento em um
evento com o nome do empreendimento não foi tão alto, já que os
criadores já tinham contato com algumas marcas por causa da SOUL. “Não
investimos mais do que R$ 100 mil”, informou ele.
Em 2015, a agência faturou R$ 8 milhões – o dobro de 2014 - e Braga
afirma estar muito esperançoso para esse ano: “Esperamos dobrar
novamente esse valor. Para isso, estamos implantando um novo sistema de
planejamento para sermos mais rápidos, contratando três funcionários e
contando com a ajuda de um consultor.”
Para não apostar errado, a Fishfire Ideas realizou pesquisas de
comportamento com jovens das classes A e B, para analisar desde seus
estilos musicais preferidos até o preço médio que pagariam em um evento.
Dentre os dados obtidos, está que 50% dos entrevistados está
predisposto a sair pelo menos uma vez por semana e 25% costumam pagar
mais de R$ 300 em um convite de festa.
A diversidade dos eventos que eles organizam fica clara quando se
compara a Farofada – festa com muito samba, atrações musicais e DJs –
com a Vale Night, mais conhecida pela variedade que vai do rock clássico
até o funk.
Para aqueles que gostariam de empreender, Lourenço aconselha: “É bom
saber separar a parte pessoal da profissional. O empreendedor sempre é o
cara que trabalha mais e deve abrir mão de muitas coisas. Não é o
caminho mais curto, mas traz ótimos resultados.”
http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/01/jovens-faturam-r-8-milhoes-com-festas.html
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