Empreender é além de nada, resolver um
problema ou situação. Uma Startup é um empreendimento que visa resolver
esse problema ou situação de forma inovadora. Há alguns anos, a palavra
“empreendedorismo” era um alienígena para a maioria das pessoas. Aos
poucos, esse termo foi ganhando força e hoje não faz parte apenas do
vocabulário de administradores e empresários. Muitas pessoas, vez ou
outra, utilizam no dia a dia.
Algo semelhante ocorre com o termo
“startup”, que nos anos 90 era muito comum em solo estrangeiro, mas aos
poucos, em parte graças ao advento da internet e à interação online que
se espalhou pelo mundo, esse termo foi conquistando um lugar também no
Brasil. Mas afinal, o que é então
empreendedorismo? E o que é Startup? Pois bem, a resposta é que esses
dois termos possuem uma estreita relação, uma vez que iniciar uma
Startup é uma tarefa que exige tino empreendedor.
Como criar a sua Startup?
O empreendedorismo consiste na
capacidade que a pessoa tem para encontrar oportunidades e superar
percalços no momento em que vai investir em um negócio. De certa forma, o
ato de empreender é buscar soluções, usando muitas vezes a criatividade
e a ousadia para inovar. Criar uma Startup é, basicamente, uma
atividade empreendedora e que exige inovação e ousadia. Além disso, se
difere dos negócios convencionais, tais como restaurantes, hotéis e
demais empreendimentos, justamente por ser inovadora e pela sua
capacidade de crescimento e abertura de nichos de mercado.
Para iniciar uma Startup é necessário
verificar se ela atende as premissas desse tipo de negócio, ou seja, que
é a inovação e a possibilidade de lucro e crescimento. Para isso, o
empreendedor deve estudar os possíveis concorrentes, analisar o grau de
inovação do seu serviço e procurar o seu público-alvo. Após esses passos iniciais, a fase
seguinte consiste em fazer com que a ideia evolua. Para cumprir tal
objetivo, vale apostar em redes de contatos, publicidade com banners
impressos, flyers e outros meios. Após essas fases concluídas, é preciso
estabelecer um modelo lucrativo de negócios. Nesse quesito, com o avanço
das redes sociais, blogs e outros canais online, o marketing digital
possibilita uma série de modelos interessantes.
Ao se deparar com tantas possibilidades de alavancar a sua Startup, outro passo imprescindível é o conhecimento. Ou seja, conhecer e estudar conceitos de gestão são uma forma de se manter atualizado diante de um cenário que a todo instante apresenta mudanças. Sendo assim, um bom empreendedor, além de buscar inovação, também busca informação. Com informação, você estará a par de conceitos essenciais, tais como controle de caixa, SaaS (Software as a Service), Burn Rate (a quantidade de dinheiro “queimado”), entre outros termos. Diante desses passos iniciais é possível colocar em prática aquela ideia inovadora que você, empreendedor, tem em mente.
http://www.segs.com.br/seguros/848-empreendedorismo-startup-por-onde-eu-comeco.html