Motivação pode parecer uma palavra velha e batida, principalmente em
momento de crise financeira e política, em que tudo é instabilidade. Mas
nada mais motivador do que ouvir a história de um jovem de 19 anos que
transformou uma “necessidade” do dia a dia num negócio de milhões de
dólares. Esse é um resumo da breve trajetória do empresário Gustavo
Caetano, fundador e presidente da Samba Tech, além de um dos dez jovens
mais inovadores do País, pelo MIT (Massachusetts Institute of
Technology).
Numa palestra
no Teatro RioMar, na noite desta quarta-feira (16) durante o III RioMar
Digital, ele e o também palestrante Guilherme Cavalcanti deram dicas e
falaram sobre suas percepções do mundo dos negócios
– em especial os digitais. O bate-papo fez muito ‘nerd’ esquecer a
estreia do filme Star Wars: O despertar da força por quatro horas e
focar no que pode ser uma oportunidade de investimento.
COLABORAÇÃO – O primeiro a explanar sobre o tema da palestra “A nova era do empreendedorismo:
inovação e colaboração” foi Guilherme, que atua como consultor nas
áreas de estratégia, finanças corporativas e estudos econômicos. Ele é
um dos sócios fundadores do Impact Hub Recife e da Base 5 Tecnologia,
além de já ter sido diretor da CESAR-Participações
S/A. Ouvidos atentos para entender como negócios com proposta não tão
tradicionais podem gerar mais receita do que os que todos já estão
acostumados a esbarrar por aí.
O consultor deu exemplos conhecidos como Easy Taxi (que é gratuito,
traz benefícios para cliente e taxista) e Wikipedia (site criado a
partir de uma proposta não lucrativa e colaborativa que substituiu o
mercado de almanaques e enciclopédias) para citar como coisas simples
podem ter sucesso e, principalmente, que atualmente as pessoas precisam
investir no que têm real vontade de fazer e só depois esperar algum
retorno financeiro. Nesse último fator, inclusive, pode estar o segredo
para se tornar o empreendedor de sucesso. “As pessoas precisam entender
que hoje em dia está valendo mais correr atrás dos seus sonhos do que em
ganhar dinheiro”, disse ele na palestra.
Guilherme Cavalcanti ainda ressaltou um assunto que pode gerar
divergências para quem possui seu próprio negócio. Segundo ele, o
mercado hoje está muito mais propenso àqueles dispostos em mudar algo
seu redor e, só a partir daí, obter sucesso. O palestrante exemplificou
com: “Digamos que você é um único vendedor de água mineral de uma cidade
no Sertão que está atravessando uma seca. Você aumenta o preço do seu
garrafão, vende para poucos, tem lucro ou vende um número maior de
garrafões num preço mais acessível e conquista seu lucro ajudando a
mudar a realidade e as vidas daquelas pessoas que terão, agora, acesso à
água?”
INOVAÇÃO – O encerramento da noite foi com a
apresentação da história de sucesso do empresário Gustavo Caetano. Ele
contou como iniciou sua jornada apenas a partir do momento que comprou
seu primeiro celular com a tela colorida e pensou como seria legal ter
jogos no aparelho. A partir daí ele correu atrás e se tornou o
fornecedor de games para todas as operadoras de celular do País e alguns
países da América do Sul. Isso tudo aos 19 anos.
Ao perceber uma mudança desfavorável nesse mercado, não demorou em
buscar um novo rumo. Convidou um programador e teve a ideia de criar uma
plataforma de vídeo – tal qual YouTube – e oferecer seus serviços a
empresas de televisão. A partir de então, ele viu sua empresa, a Samba
Tech, se tornar líder na América Latina em soluções para vídeos online.
Num outro insight, a partir de uma conversa corriqueira, criou uma
plataforma para fluxo de vídeos de propaganda entre agências e emissoras
de TV que extinguiu um velho método e acabou sendo exportada para
outros países, como a Inglaterra.
Ao contar um resumo de sua história, Gustavo provou aos presentes que
ideias que podem parecer simples, na verdade, têm muito potencial,
basta ter coragem para arriscar, colocá-las em prática e aceitar quando a
mesma falhar. Sabendo apenas que o próximo passo será tentar novamente.
Outro ponto reforçado durante sua fala foi de que qualquer um pode
alcançar o sucesso e o principal motivo para isso é a facilidade de
acesso à informação. “Qualquer um, de qualquer lugar, pode se tornar um
potencial concorrente de uma grande empresa. O consumidor está mais
aberto a experimentar. Essa é a era dos pequenos, por que nós temos mais
flexibilidade e agilidade do que as grandes empresas”, ponderou.
Ainda sobre inovação, o empresário alertou: “O que você cria hoje não
é certeza que amanhã será um sucesso porque a inovação de hoje não é a
de amanhã. As pessoas precisam parar de pensar que amanhã é a
continuação do ontem. As ondas de oportunidades estão ficando cada vez
mais rápidas”. Como case dessa reflexão, ele usou o exemplo da Netflix,
que iniciou sua proposta como locadora de DVDs e hoje é um dos
principais serviços de streaming de vídeo do mundo.
EMPREENDEDORISMO – Já quando o assunto é
empreendedorismo digital, os dois palestrantes alertam que é preciso ter
foco em qual necessidade do consumidor seu negócio vai agir. Não
adianta tentar abranger todos os serviços logo de início; é preciso se
especializar e só depois encontrar novas janelas de oportunidade.
Segundo Guilherme Cavalcanti e Gustavo Caetano, é imprescindível
encontrar nichos de mercado em que algo não funciona tão bem quanto
poderia e atacar com todas as forças a formas de oferecer algo
diferenciado. “Veja o que aconteceu com o WhatsApp. Havia outros
serviços como ele, até mesmo o SMS do celular. Mas hoje esse aplicativo é
o mais baixado no Brasil e é um grande sucesso. E o que ele fez?
Basicamente ele melhorou a interface e a usabilidade. Coisa que os
demais não tinham”, comentou o fundador da Samba Tech.
http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2015/12/17/empreendedorismo-digital-inovacao-e-colaboracao-sao-segredos-de-sucesso/
Comentários
Postar um comentário