Empreender tem seus desafios mas empreender no Brasil traz desafios ainda maiores para quem abre um negócio.
O brasileiro sabe enfrentar os desafios e garantir sua sobrevivência em
tempos difíceis para a economia do país. Naturalmente ele busca meios
de complementar a renda familiar e muitos escolhem abrir o próprio
negócio. Em pesquisa realizada pelo SEBRAE no ano de 2013, 80% dos
entrevistados consideram que abrir uma empresa é uma opção desejável de
carreira. Para muitos, abrir uma empresa é a solução de vários
problemas, mas ao mesmo tempo, pode criar-se muitos outros quando o
negócio é mau administrado.
O Brasil, apesar de ter um número expressivo de empreendedores, precisa
sanar algumas questões que não favorecem a disseminação do
empreendedorismo. A cultura brasileira de dar-se um jeito garante o
improviso e a falta de preparo daqueles que assumem a responsabilidade
de cuidar do próprio negócio. O jeitinho brasileiro promove a coragem e a
capacidade de enxergar oportunidades inéditas no mercado, o que claro, é
um diferencial aos empreendedores, mas não é o suficiente para que a
empresa não feche ainda nos primeiros anos de mercado.
Questões como cultura, educação, burocracia e custos tornam o Brasil um
ambiente não tão propício para os empreendedores. O fracasso, na visão
do brasileiro é um fator determinante para arruinar a carreira do
empreendedor e poucos valorizam a persistência daqueles que já falharam,
mas tentaram até alcançar seus objetivos.
A sala de aula que deveria promover a busca de conhecimento restringe o
aluno e não permite que ele pense além dos muros da instituição de
ensino e o empreendedor não é identificado como parte atuante e
importante na economia do país. Além disso a burocracia torna a abertura
da empresa pouco acessível e factível para quem não conhece os
processos e procedimentos iniciais. Fora a burocracia, os custos também
pesam no bolso do empreendedor brasileiro que tem de arcar com diversas
taxas, impostos e encargos trabalhistas.
Gabriel Kallas, sócio-fundador da Toro Radar - empresa de análise de
investimentos que também ensina como investir na Bolsa de Valores - fala
sobre como foi sua experiência como empreendedor no Brasil:
“O brasileiro quase não tem educação empreendedora, as instituições de
ensino não fazem o aluno ir além, muita teoria traz um bom embasamento
mas é preciso praticar. Tínhamos 3 coisas que faziam a diferença: uma
ideia inovadora, um grande sonho, uma enorme vontade de vencer e dividir
nosso sonho com outras pessoas. Ainda assim, precisávamos buscar outros
conhecimentos para iniciar a empresa, que surgiu quando ainda estávamos
na faculdade."
Gabriel ainda fala sobre outros desafios de empreender no Brasil:
“É importante mostrar para quem está começando que nem todos conseguem
alcançar o sucesso na primeira tentativa. Persistir é fundamental na
trajetória do empreendedor. Por mais que o empreendedor brasileiro tenha
que lidar com muitas dificuldades, precisamos estar preparados para
vencermos esses desafios.“
Mais informações: Renata Cota - Toro Radar
http://www.segs.com.br/economia/72968-a-cultura-do-empreendedorismo-na-cultura-brasileira.html
Comentários
Postar um comentário