Esta reflexão não trata das duas dimensões fundamentais da existência humana, a origem da nossa vida aqui neste planeta e nem o nosso destino após encerrarmos nossa caminhada por aqui. Trata das duas dimensões da vida terrena, um lado bom, cor de rosa, lindo, feliz e o outro lado, cinzento, ruim, triste e miserável.
Mesmo que algumas pessoas, com base em filosofias e religiões, imaginam que o sofrimento, as injustiças, as doenças, o medo e coisas do gênero façam parte de um plano superior, que sejam etapas para uma purificação ou que existam várias vidas nas quais vamos nos aperfeiçoando, eu assim não creio, mas respeito profudamente quem acredita nessas explicações.
Fica muito difícil ver pessoas passando fome, crianças morrendo por falta de cuidados médicos e sanitários, mulheres, meninas e crianças sendo maltratadas, estupradas, escravizadas enquanto outras pessoas lucram com a prostituição, com o trabalho innfantil, trabalho escravo ou degradante; fica complicado para a minha cabeça ver pessoas sendo assassinadas covardemnte, sem chance de viver e lutarem por uma vida melhor, enquanto traficantes , criminosos vivem sob o manto da impunidade, apesar de que as constituições de vários países “garantirem” direitos fundametais da pessoa humana, principalmente o direito a vida.
Corta o coração ver pessoas morando em guetos, favelas, cubículos ,enfim, vivendo na verdade em um ambiente fétido e de promiscuidade enquanto alguns vivem em palácios, residências de luxo, muias vezess pagas e custeados pelo dinheiro dos impostos, pagos pela população, inclusive a população pobre e que vive na miséria, além dos ladrões de colarinho branco ,políticos, empresários e gestores públicos de altos escalões, que fazem da política, da economia e da administraçao pública verdadeiros simulacros.
É quase incompreensível ver pessoas com ótima saúde, gozando a vida boa, enquanto milhões padecem em filas de serviços públicos de saúde, maltratados ou jazem em leitos de hospital, sofrendo dores profundas, as vezes com poucas chances de sobrevivência, principalmente se pertencem `as camadas excluídas da sociedade.
E lamentável ver pessoas idosas, as vezes perambulando pelas ruas , abandonadas por seus familiares ou jogadas em verdadeiros depósitos de velhos/as, depois de terem trabalhado, lutado e contribuido com seus esforços para o bem da sociedade.
Como é triste ver pessoas que tiveram apagadas todas as suas lembrancas devido a doenças crônicas degenerativas, que destroem todo o passado, por mais lindo que tenha sido, e não conseguem entender o que lhes significa o presente e nem imaginam que exista um futuro; para essas pessoas a vida e a morte nada significam, mais se parecem com vegetais ou animais inferiores na escala da criação do que seres humanos.
Se voce está vivendo o lado róseo, lindo, maravilhoso da vida, desfrute de tudo o que a vida e as oportunidades, de uma forma honesta, lhe proporcionaram; se esse ótimo nível de vida decorre de práticas desonestas, corruptas, da exploração do trabalho alheio, reflita melhor, um dia, talvez nesta existência voce vai ter que acertar contas com a justiça, onde a prisão vai lhe acorrentar fisicamente, mas pior do que isso, voce vai sentir os grilhões da prisão de sua consciência.
Se voce faz parte da grande maioria da população mundial e do Brasil e vive no lado cinzento, escuro, triste da vida não se desespere, jamais perca as esperanças, com muita luta e boa dose de indignação contra as estruturas e práticas insjustas das sociedades que lhe acorretam na pobreza e na miséria, voce pode sua libertação.
Se voce está no ápice da pirâmide social, gozando de privilégios do cargo ou função que ocupa, ou mesmo se voce, com suas ações não respeita a dignidade intrínseca do ser humano, independente do nível sócio-economico, lembre-se não tripudie sobre as pessoas, afinal, somos todos/as filhos da Deus e devemos nos tartar como irmãos e irmãs, com muita fraternidade.
A vida e o mundo só serão melhores quando as injustiças, a busca e mantutenção de privilégios e a exploração forem banidos da face da terra. Isto exige o despertar das consciências tanto de oprimidos quanto de opressores, enfim, das pessoas que estão vevendo nos dois lados da vida! Pense nisso, enquanto é tempo, um dia tanto oprimidos quanto opressores vão deixar este planeta e uma nova caminhada os aguarda, com certeza! Como será? Ninguem sabe!
JUACY DA SILVA, professor universitário, fundador, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, articulista e colaborador de jornais, sites e blogs. Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy
http://www.folhamax.com.br/opiniao/os-dois-lado-da-vida/67523
Comentários
Postar um comentário