Ondjiva - O sociólogo Sumbo Manuel defendeu hoje, quarta-feira, nesta cidade, a necessidade da criação de uma estratégia Nacional de luta contra o alcoolismo.
Em declarações à Angop, a propósito da jornada Abril-Jovem, em curso, Sumbo Manuel disse que o cenário que se vive um pouco pelo país, indica a existência de muitos jovens a consumir bebidas alcoólicas, mas que apesar de não ser ilícito é considerado uma droga que afecta a psico social, cultural e económica de muitos cidadãos.
De acordo com o sociólogo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas tem sido um dos factores do cometimento de vários delitos relacionados com a ordem pública , contra pessoas, como as agressões físicas, violações e furtos, bem como dos problemas de sinistralidade rodoviária.
Por isso, salientou, é necessário que se adaptem políticas conjuntas de combate a tais práticas, numa acção coordenada entre o Executivo, organizações da sociedade civil, igrejas, entre outros segmentos da sociedade.
"É necessário que a sociedade, em particular as famílias, tenha em atenção o perigo do consumo do álcool , trabalhando na educação dos membros, por forma a evitar o seu uso constante e de outras substâncias ilícitas, como o estupefaciente", assinalou.
Sumbo Manuel precisou que o uso excessivo de álcool no Cunene é uma constante, e tudo isso se reflecte na saúde e desestabilização da família e sociedade, daí ser importante que todos tenham consciência de que quando queremos baixar o índice de crimes e tornar uma sociedade coesa, há que se abster do uso de álcool.
“Se tivermos preocupados conosco, se não formos excessivos no alcoolismo, isso tudo vai refletir-se numa sociedade sádia”, pontualizou.
O sociólogo Sumbo Manuel lembrou a população que o combate deste mal não é apenas tarefa exclusiva da Polícia, mas de toda sociedade , pois o uso destas substâncias causam inúmeros problemas no processo de integração social do indivíduo.
http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2015/3/15/Cunene-Sociologo-defende-estrategia-combate-alcool,a7e51a60-7746-4a80-8c99-bdd773244824.html
Comentários
Postar um comentário