Planejar e empreender: como pensar estrategicamente?


Algumas vezes costumamos deixar as coisas de nossas vidas meio que bagunçadas, sem um planejamento e isso pode muitas vezes ser frustrante. Seja por conta da insatisfação que temos em ver as coisas como estão, seja por conta dos resultados negativos que colhemos por causa de nossa escolha de não nos planejarmos como deveríamos.
No ambiente empresarial isso pode ser fatal. Claro que nem sempre os resultados da falta de um planejamento serão trágicos. Há empresas que não praticam planejamento e estão “funcionando”. Mas o fato é que se existisse algum planejamento seria muito melhor para essa empresa.
Imagine, você, uma viagem para fora de seu estado, por exemplo. Geralmente você vai pensar bem nas seguintes situações: qual meio de transporte vou utilizar? Qual época do ano vou escolher? Quem vai comigo? Quanto vou gastar? Para onde irei? Quais lugares vou visitar quando estiver no destino? Qual hotel vou me hospedar? E outros questionamentos decorrentes desta viagem. Isso tudo significa que você respondendo a esses questionamentos a viagem ficará mais executável, mais próxima de se realizar e mais bem executada.
Assim, tanto na vida pessoal, no dia-a-dia, quanto na vida profissional e no ambiente corporativo, o termo planejamento se torna essencial. O ato de planejar é sempre importante.
Planejar nada mais é que você pensar em ações a serem executadas para alcançar um determinado objetivo. Geralmente um planejamento deve ser documentado para que não fique apenas na mente. Numa empresa é comum o planejamento se iniciar com a análise SWOT, muito conhecida por administradores e gerentes estratégicos. A análise SWOT consiste da avaliação INTERNA e EXTERNA. Na avaliação INTERNA se faz o balanço dos pontos fortes e fracos. Na avaliação EXTERNA se faz o balanço das ameaças e oportunidades.
Para um empreendedor, o planejamento é o processo que vai auxiliar a empresa a atingir metas e objetivos, evitar perda de recursos, desperdício de tempo e dinheiro, atrasos de trabalho, recuo no mercado e perda de competividade.
Todo empreendedor sabe que o futuro é incerto. Por isso tentar tornar esse futuro mais viável e mais a favor do negócio é um posicionamento inteligente e mais do que isso, indispensável. Quando disse anteriormente que algumas empresas não planejam, mas “funcionam”, não estava tentando fazer uma apologia ao não uso do planejamento. Estava apenas querendo demonstrar que sem planejamento você pode até “funcionar”, mas com certeza perderá muito ao não aplicá-lo. Digamos que hoje seu faturamento seja considerável, uns 200 mil reais mensais. E você não utiliza planejamento em sua empresa. E se você utilizasse? Será que você não poderia está faturando mais? Será que seu faturamento não seria 400 mil reais mensais? Ou mais?
O mais importante não pode ser adiado. Se você quer um empreendimento de sucesso, planeje, pense nas ações que validem seus objetivos. Analise sua situação atual e pense qual o cenário que você quer alcançar no futuro com o seu negócio.
http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/planejar-e-empreender-como-pensar-estrategicamente/85057/

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *