O empreendedor brasileiro

O ato de empreender não significa somente a ação prática de criar um negócio próprio. Esse termo se relaciona a atitude de inovar, de se dedicar integralmente a transformar ideias em realidades. Nesse sentido, acabo me lembrando do livro A Startup Enxuta de Eric Ries. O autor classifica como empreendedor toda pessoa que trabalha em um ambiente moldado pela incerteza. Assim, não é necessário largar tudo, embarcar em um sonho e montar uma empresa para ser considerado um empreendedor. Um funcionário de uma empresa de varejo pode ser um empreendedor. 

Existem pelo mundo milhares de exemplos de empresas que nasceram de uma grande ideia. O brasileiro, apesar de todos os problemas que enfrenta, tem um ótimo tino para transformar a criatividade em algo que possa ser comercializado. Vemos diversas empresas surgirem e muitas não saem do papel devido à falta de incentivo e investimento. E por falar nesse assunto, creio que ainda temos que evoluir muito quando se trata de fomentar a atividade empreendedora. Apesar de tudo já estamos caminhando.

Um case de sucesso muito interessante é o da startup Easy Taxi. O hoje famoso aplicativo, no começo foi visto com muita descrença pelos investidores e por taxistas. Criada pelo mineiro Tallis Gomes de 27 anos, a empresa hoje conta com 1,3 mil funcionários, 200 mil taxistas cadastrados e 10 milhões de usuários espalhados por 30 países. A ideia inicial era criar um aplicativo para monitorar o ônibus, que apontaria quais passariam no local onde o usuário estava para o destino que desejasse. Quando apresentou essa ideia em um evento, recebeu duras críticas de um especialista. Decepcionado, saiu do evento por volta das 23hs e ligou para uma cooperativa de táxi. Passados mais de 40 minutos, ele ligou novamente para a cooperativa e foi informado que não havia mais táxi. Nesse momento surgiu na cabeça de Tallis a ideia para o Easy Taxi. Até mesmo em situações cotidianas é possível conseguir inspirações para empreender.

Essa ano participei de um evento chamado Circuito Startup. Basicamente o objetivo macro do evento é conectar os jovens inovadores e suas empresas com pessoas que podem ajudar a desenvolver o projeto. Consegui conversar um pouco com investidores, consultores, aceleradores e alguns empreendedores. É incrível a capacidade imaginativa que nós brasileiros possuímos. Foram tantas ideias boas que se eu pudesse investiria em todas elas.

Não consegui encontrar nenhum projeto que fosse parecido com outro ou em que as empresas possuíssem o mesmo nicho de mercado. Isso só ressalta que o brasileiro é muito criativo. Esses jovens tiveram a oportunidade de em aproximadamente cinco minutos, demonstrar e vender a ideia da sua empresa para os investidores. Era possível sentir o nervosismo de cada um deles nos momentos que precediam o bate papo. Mas o que ficou mais claro para mim é que, independente do ramo em que a empresa vai atuar ou da experiência dos sócios, existe apenas uma característica em comum em todos os empreendedores que conversei que é a paixão pela inovação.

Existem alguns pontos que devem ser considerados pelo empreendedor. Um deles é o motivo de você está empreendendo. Muitas pessoas hoje se arriscam montando empresas pela necessidade e não só por vontade. Essa figura de empreendedor pode ser ocupada por uma pessoa que foi demitida ou que desistiu de trabalhar seguindo o regime da CLT. A segunda coisa mais importante para nos preocuparmos é o tempo que o empreendedor gasta tomando decisões de níveis gerenciais e estratégicos. Isso faz com que ele não esteja livre para criar e fazer o que ele sabe de melhor.

Foi muito bom conseguir analisar um pouquinho do perfil do empreendedor que temos em nosso país. Muitos ainda tinham que conviver com o fato de ainda não conseguir abandonar o emprego convencional e mergulhar 100% na ideia. Outros tinham total segurança de que a empresa irá se firmar e crescer. 

A esses empreendedores que estão chegando e que já começaram a lutar pelo seu sonho só tenho uma coisa a dizer: Inove sempre. O mundo está precisando urgentemente de pessoas que pensem de verdade fora da caixa, estamos cansados de mais do mesmo.

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *