Uma oficina de Monitoramento dos Direitos Humanos da Plataforma Dhesca foi realizada neste sábado (22), no auditório da Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho. O objetivo do evento é obter um levantamento dos casos de violações de direitos humanos no Estado de Rondônia, para a construção do terceiro Contra Informe do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Pidesc).
De acordo com o palestrante do evento Enéas Rosa, consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), a oficina está sendo realizada em todos o estados brasileiros e Porto Velho é a sétima capital a receber o evento. “A proposta é obter o que sociedade pensa sobre os direitos humanos”, explica Rosa, ressaltando que o Contra Informe é um relatório que será apresentado ao Comitê de direitos econômicos, sociais e culturais, vinculado à Organização das Nações Unidas (DESC/ONU) e que visa garantir os direitos das diferentes populações.
saiba mais
Segundo o consultor da Onu, o evento é importante para que a sociedade civil monitore e acompanhe o processo de formação do Contra Informe. "A oficina foi bem produtiva, saímos com dados importantes que serão colocados no relatório", diz Enéas Rosa.
De acordo com a organização do evento, aproximadamente 35 pessoas, de 10 movimentos sociais, participaram da oficina e contribuíram com propostas para o Brasil avançar no cumprimento Pidesc.
Comentários
Postar um comentário