O artigo mostra que o Empreendedor Social é um profissional motivado em propor a resoluções para problemas de uma sociedade através de ações inovadoras e sustentáveis, ele cria empreendimentos com missão social.
Em nossa sociedade encontramos diversos profissionais, trabalhando em diversos ramos, que desenvolvem seus papeis para viabilizar o crescimento e desenvolvimento local, dentre esses temos o surgimento do Empreendedor Social que é um profissional motivado em propor a resoluções para problemas de uma sociedade através de ações inovadoras e sustentáveis, ele cria empreendimentos com missão social.
Os empreendedores sociais muitas vezes parecem estar “possuídos” por suas ideias, dedicando suas vidas para mudar a sociedade, esses conseguem ser visionários e realistas ao mesmo tempo, se preocupando com a aplicação prática da sua visão acima de tudo.
Esse profissional está disposto, imbuído pelo seu espírito empreendedor, a proporcionar uma ponte entre comunidade, governo e setor privado, através de parcerias. Ele inicia esse processo com a observação de uma situação social, ou seja, uma situação problema de uma determinada localidade, logo após sua identificação, surge sugestões e alternativas para enfrentar tal situação. Não é tarefa difícil relacionar os problemas enfrentados por nossa sociedade, mas o mais desafiador está em proporcionar alternativas sustentáveis para a resolução de problemas sociais. Hoje existem várias pessoas que estão voltadas para promover o bem social, muitas delas promovem ações sem fins lucrativos, um exemplo são as ONGS, as quais estão voltadas para atender as necessidades de um grupo de pessoas.
Como a missão do empreendedor social é criar, inovar com objetivo de atingir o bem comum, parece que esse conceito está cada vez mais explicito, e chama cada vez mais a atenção entre governantes, instituições que incentivam projetos e pesquisas com esse foco. Se analisarmos o atual cenário brasileiro podemos perceber que estamos sendo movidos pela uma “onda” de “ideias solidárias”, de empreendedores buscando parcerias, inovando na busca de recursos, em campanhas cada vez mais ousadas para beneficiar a sociedade. O surgimento de inúmeras instituições voluntárias e Ongs faz com que sejamos imbuídas a participar, e essa atitude é cada vez mais valorizada perante a sociedade.
Tudo isso nos faz pensar que temos de alguma maneira entrar nessa “onda”, seguir essa tendência, pois a sociedade está clamando por iniciativas, e o empreendedor social deve estar pronto com ações voltadas e alternativas sustentáveis para sua sociedade. Portanto sejamos parceiros de nos mesmos, empreendedores sociais, pois desenvolver ações voltadas para o bem comum tem inúmeras vantagens, e devemos aproveitar essa “onda de solidariedade” para identificarmos nosso papel perante a sociedade e atender as particularidades da comunidade em que estamos inseridos. O resultado é o crescimento mutuo, onde a sociedade ganha desenvolvimento de qualidade de vida e esperança de um futuro melhor; e o empreendedor “conhecimento para uma vida mais inovadora e desafiadora”.
Comentários
Postar um comentário