Somos todos macacos? Na verdade, somos todos hipócritas!

Por Bruno Rodrigues

O assunto da semana não é política, o escândalo da Petrobras nem as obras inacabadas da Copa! O grande tema da semana foi uma repulsiva demonstração de racismo em um jogo do Barcelona contra o Villarreal. Um torcedor babaca jogou uma banana no campo quando o jogador, brasileiro, Daniel Alves iria cobrar um escanteio. O jogador, mostrando superioridade pegou a banana, a comeu e continuou a jogar. Foi uma atitude madura e digna de aplausos, por parte do jogador.
Até aí, nada demais. Mais uma demonstração de racismo, que foi devidamente punida, afinal na Europa a coisa não é bagunçada como no Brasil. O torcedor foi proibido de entrar no Estádio pelo resto de sua vida, e será julgado na justiça, também. Isso é o mínimo que deveria ser feito. Fosse no Brasil, o torcedor ainda teria tirado selfie jogando a banana e postado nas “redes sociais” pra enfrentar as autoridades.
O pior da situação foi gente querendo se promover ou lucrar em cima da situação. Além disso, temos os milhares de brasileiros hipócritas que entraram na campanha para aparecer, no melhor estilo hipócrita-revolucionário-digital: Fiz uma postagem sobre isso, missão cumprida, o mundo está salvo. Só que não é assim que a banda toca.
Primeiro temos o Neymar, assessorado por uma agência de publicidade, a Loducca, que já haviam deixado a campanha pronta, com direito a hashtag “somos todos macacos”, esperando apenas uma “situação de racismo” para ser usada! Como o próprio Neymar já havia sido vítima de racismo, também, nem vejo a postura dele como algo reprovável. Foi bacana o protesto, apesar de usar o filho na campanha.
Depois disso, temos o Empresário Luciano Huck usando a situação para ganhar dinheiro. Em poucas horas ele criou uma camiseta para lucrar em cima. Mas bota lucro nisso, a camiseta com o tema da campanha levantada pelo Neymar foi lançada por um precinho camarada, afinal o intuito é lutar contra o racismo: R$ 69,00. Parte da renda é direcionada à instituições sociais, de acordo com o site dele.
Junto com uma ação simples mostrando o quanto o racismo perde a força, quando ao invés de se bater de frente, simplesmente se mostra ser superior, veio um monte de parasitas querendo visibilidade gratuita. Muitas “celebridades” e “subcelebridades” tiraram fotos comendo banana, para “apoiar” a luta contra o Racismo. Como diria a famosa pensadora contemporânea, Xuxa, “Aham, Cláudia, senta lá!”
Mais detestável que esses parasitas que nunca contribuíram de maneira eficaz pra nenhuma causa que não fosse a própria, são os “anônimos” hipócritas que inundaram o Facebook e Twitter com mensagens antirracismo no melhor estilo #somostodosmacacos. O problema é a hipocrisia envolvida nesse “ativismo social”.
Os mesmos que agora são macacos, há poucos dias chamavam a Globeleza de Zé pequeno. Esses mesmos “macacos” criticaram notícias que mostram que a maioria dos assassinados no Brasil são negros. Esses “comedores de banana” também postam frequentemente campanhas contra as cotas raciais. Fora os muitos que usam termos pejorativos, como “serviço de preto”, “cabelo de preto”, etc. Mas como foi o Neymar que “começou” a campanha (Não, não foi ideia dele!), então todos tem que entrar na dança. Sinto muita preguiça desses brasileiros que vivem de modinhas, indo na onda, sem ter opinião própria ou mesmo senso crítico. Viva o país da Hipocrisia, e como diria o filósofo: “Imagina na copa!”
(Bruno Rodrigues Ferreira, jornalista e psicólogo, especialista em educação e tecnologia, coordenador de gestão de qualidade.)

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *