Em Belém, projeto combate a obesidade em creches e ONGs

Globo Repórter - Obesidade_pesquisa_alunos_merenda (Foto: Rede Globo)
Projeto vai orientar como ter hábitos alimentares
saudáveis. (Foto: Rede Globo)
Para combater a obesidade infantil, a Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional de Belém (Copsan) realiza o projeto “Prevenção da Obesidade Infantil no Município de Belém”. As atividades que vão envolver nove ONGs começam ainda neste mês de abril. A expectativa é atender cerca de 400 crianças na capital.
A Copsan reuniu com representantes de entidades como o Lar Fabiano de Cristo, Escola Salesiana de Trabalho, Instituto Felipe Smaldone, Paróquia Santa Edwiges e o Centro Comunitário São Paulo, que já desenvolvem trabalhos de atendimento para a melhor nutrição infantil, e definiu um calendário de palestras e ações.
“Dentro desse programa todas as crianças serão avaliadas pelo corpo técnico da Copsan, formada por nutricionistas e assistentes sociais”, explica o coordenador da Copsan, Antônio Baetas. “As crianças serão avaliadas, observadas e tratadas pela nossa equipe”, afirma o coordenador.
Cerca de 400 crianças devem ser atendidas. "Faremos palestras com os familiares, crianças e outras ações como apresentações de dança, teatro e oficinas. O projeto vem para prevenir a obesidade infantil através de avaliação nutricional, onde as crianças passarão por uma triagem no qual serão beneficiadas com um tratamento", explica a pedagoga Walena Miranda.
No final do trabalho será feito um levantamento de todos os dados e indicadores, que irão compor um relatório posteriormente apresentado às instituições.
Obesidade
A obesidade infantil é considerada um dos problemas de saúde mais graves do século, de acordo com avaliação da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, a cada dez crianças na faixa etária dos 6 a 12 anos, três estão acima do peso. Além do maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, crianças diagnosticadas com a obesidade infantil estão expostas a outros graves problemas, que têm relação direta com o excesso de gordura corporal.

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *