Coordenador dos Direitos LGBT esteve em Teresina e falou sobre homofobia

Gustavo Bernardes E Coordenador Geral de Promoção de Direitos LGBT na Secretaria de Direitos, Humanos  da Presidência da República. O Coordenador Esteve los Teresina parágrafo acompanhar e Solidariedade Prestar um Marinalva Santana, Das UMA fundadoras fazer Grupo Matizes Opaco sofreu golos recentemente UMA Ameaça fazer Grupo neonazista Opaco se autointitula Irmandade Homofóbica. Na Ocasião, Gustavo concedeu Entrevista AO Capital Teresina sobre o Caso ea Realidade LGBT nacional.  

Capital  Teresina: Antes de Ocupar ESSE carga, o senhor JÁ trabalhava com DIREITOS Humanos EO Público LGBT?
Gustavo Bernardes:  Sou Formado los Direito e trabalhava Como Advogado. Trabalhava sem LGBT Movimento no Rio Grande do Sul dos Direitos, Humanos. Dava Assessoria Jurídica gratuita parágrafo PESSOAS vitimas de discriminação e preconceito. FOI um Partir Desse Trabalho Opaco Fui convidado par ir à Brasília Coordenar a Coordenação Geral de Promoção dos Direitos, LGBT. Entao, POR Sete Anos Fiz o Trabalho de Assessoria Jurídica com Ajuda do Governo Federal, tínhamos POIs hum Projeto Aprovado Pelo Governo parágrafo Que pudéssemos Fazer ESSE Tipo de atendimento Jurídico.    

Como Funciona  a Coordenação Geral de Promoção dos Direitos, LGBT?
E UMA Coordenação that was los criada 2009 com a alteração da lei Opaco organizava a Secretaria de Direitos Humanos. Localidade: Não existia ATÉ ESSE entao Setor Dentro da Secretaria. E vinculado a Secretaria de Proteção e Defesa dos Direitos, Humanos. FOI criada a Partir da DEMANDA das conferencias Nacionais LGBT o Porque o Movimento entendeu Opaco Deverià Existir hum Órgão de para gerenciar Políticas nenhum Governo Federal de forma transversal, abrangendo varias áreas da Sociedade. Entao, NOS ESTAMOS vinculados à Presidência da República justamente parágrafo Fazer ESSA transversalização da Temáticas, POIs Localidade: Não São Só OS DIREITOS Humanos Opaco tratam da Questão LGBT, E a Educação, a Saúde, o Ministério da Cultura e OUTROS EM Setores do Governo. Entao, a Secretaria FICA, MAIS OU Menos, centralizando e acompanhando o Desenvolvimento de ações nn OUTROS Ministérios. Nós. centralizamos Dentro do Governo Federal uma Dessa DISCUSSÃO Temática ea implementation de Políticas Públicas parágrafo ESSA População. Eu sou presidente also fazer Conselho Nacional LGBT atualmente. A por vaga hum Ano was do Governo e ágora, sem fazer Mês finais, NOS teremos Que Fazer UMA Troca de presidente o Porque hum Ano FICA hum hum Governo e Ano FICA uma Sociedade Civil. Eu fiquei Durante ESSE Ano e ágora Entra a Sociedade civil, um parágrafo Presidencia EO Governo com um vice-presidencia.    
Qual e A Realidade Atual de crimes praticados POR Motivos homofóbicos?
Essa Questão da Violência contra a LGBT População TEM UMA Questão fundamentais Opaco E uma Questão de Gênero. A Violência se da, basicamente, POR UM Ódio POR UM Homem Ser Mais feminino OU UMA lésbica de ter hum relacionamento com outra Mulher, uma Questão de Gênero E Determinante Violência nessa. Entao, Como TEMOS UMA Violência contra Muito túmulo como Mulheres no Brasil, ISSO also se repercute na Temática LGBT. E Claro Que NÓS TEMOS Avançado Bastante nn ultimos dez Anos nn DIREITOS de algumas minorias Como LGBT, negros e negras, Mulheres; ISSO gera UMA Reação ea Reação Dessa População Opaco Localidade: Não Aceita Que Sejam reconhecidos OS DIREITOS dessas minorias TEM Sido a Violência. Nós. acreditamos Opaco Parte Dessa Violência E UMA Reação como Conquistas Que Tem Sido alcançadas Pela População LGBT. Mas E Claro Que TEM OUTRAS motivações de Ordem Histórica. Durante 500 Anos o Brasil Localidade: Não Teve Atenção parágrafo como minorias, como minorias FORAM relegadas a hum Papel subalterno UO marginal e ISSO Comeca a Ser resgatado nn ultimos dez Anos. A temperatura Sido Reação um Possível Pior e NÓS ESTAMOS Preparados com o Governo do Pará responder a essas Reação Altura, Opaco E uma punição atraves da Justiça.

Que Ações São realizadas parágrafo combater ESSE Tipo de Violência?
Nós. criamos o Sistema Nacional LGBT Opaco Comeca a Ser fomentado. ESTAMOS apoiando Centros de referencia e Centros de Promoção e Defesa da População LGBT parágrafo Opaco ESSA População tenha acessos a Advogados, assistentes Sociais e Psicólogos parágrafo suportar essas violências e, also, ESTAMOS Fazendo hum Trabalho com a Secretaria de Segurança dos ESTADOS parágrafo Opaco capacitem Agentes de Segurança Pública parágrafos Que da estejam Preparados. Localidade: Não E UMA Coisa Que Vamos conseguir Terminar los Curto tempo, precisamos de Investimentos do Estado de Medio / Longo Prazo parágrafo Que tenhamos um hum Resultado Curto, do Médio e Longo Prazo de Redução. Precisamos se mudar UMA Cultura Opaco AINDA E Muito machista, sexista, misógina. Precisamos da Parceria com OS municípios parágrafo enfrentarmos ESSE Tipo de Violência. A Democracia Localidade: Não significa Ditadura da maioria, o OS Democracia significa also reconhecer DIREITOS Das minorias.
Foto: Gabriel Torres / CT

Existe hum monitoramento de crimes motivados Pela homofobia?
TEMOS UM Relatório pioneiro na América Latina com Relação à Violência LGBT. O Brasil FOI O Primeiro País da América Latina a Produzir hum Relatório sobre ESSE ASSUNTO, seguindo also UMA Orientação da ONU (Organização das Nações Unidas) de Opaco cessos Relatorios fossem produzidos. Fizemos O Primeiro los de 2011, o Segundo EM 2012 e ágora ESTAMOS lançando o Terceiro Relatório, o de 2013. Nós. TEMOS Visto hum Crescimento da Violência contra ESSA População LGBT. A Há alguns ESTADOS Opaco se destacam nessa Violência. Em Números de denuncia proporcional a População, o Piauí ESTA los quinto Lugar nenhum Numéro de crimes de Ódio motivados Pela homofobia. Mas OS ESTADOS Opaco TEMOS OS Números de Mais sepulturas São Alagoas e Paraíba. TEMOS, motivados POR essas Pesquisas, nenhum Piauí, Paraíba e Alagoas Investindo los Projetos de Combate a homofobia.

Como Você. Analisa como Atividades nenhum Congresso Nacional n º s ULTIMOS ANOS?
Acho Que nenhum Tema Que envolvem o DIREITOS Humanos consegue hum consensus Dentro do Congresso Nacional. ISSO Acontece o Porque OS temas dos DIREITOS Humanos mexem com Conceitos morais o Que, muitas Vezes, Nao conseguimos hum posicionamento lineares DOS parlamentares. Essa Localidade: Não E UMA Questão politica, E muitas Vezes UMA Questão de Valores Que mexem com Muito como Pessoas e ELAS muitas Vezes Localidade: Não conseguem distinguir OS SEUS posicionamentos Privados dos posicionamentos Públicos. Acho also that AINDA TEMOS Muito a Tradição de Intervenção do Estado na Vida PESSOAS DAS, de Nao dar Autonomia parágrafo como PESSOAS, E that Herança de intervinha UMA Ditadura militar Opaco na Vida Das PESSOAS, Opaco tomava TODO Cidadão Como Suspeito. Para rompermos com ESSA Lógica de 20 n º s de forma brutal Pela Ditadura militar lev hum ritmo parágrafo Que se Adquira UMA Consciência social, a politica de Opaco como PESSOAS TEM Opaco ter SUA Autonomia respeitada Pelo estado, Vamos LeVar hum ritmo e precisaríamos de Mais DISCUSSÕES. PODEMOS O Que Nao E deixar de Fazer ESSES debates. Vamos Continuar Fazendo ISSO, POIs Achamos de suma importância e Relevante Que o Congresso Nacional criminalizar a homofobia, Exemplo Por. Para NÓS ISSO E UMA Ação emergencial. TEMOS Certeza Que da em Vamos conseguir avançar Nessa DISCUSSÃO E entendre Que da E Importante Que da Sociedade Brasileira de Orientação respeite uma Das sexuais PESSOAS, a Identidade de Gênero e como minorias Como hum Todo. Se UMA DISCUSSÃO Antiga Como uma Questão fazer racismo AINDA Acontece, imagina Como Mais túmulo Acontece com a População LGBT when como PESSOAS da Sociedade se sentem autorizadas a Corrigir AQUELA Orientação sexual na base de da facada, na base de que Tiro, Que É O Que temperatura acontecido . Nós. Localidade: Não seremos coniventes com essas praticas e faremos de Tudo parágrafo Fazer ESSE enfrentamento.
Como o Você. Avalia a repercussão fazer beijo gay exibido los UMA novela nacional?
O beijo da novela FOI extremamente benefico. A Mídia nao tem assim o Papel de informação, ELA TEM also hum Papel pedagógico. Acho Muito benefico Opaco uma Mídia mostre hum Afeto empre Duas empre DUAS PESSOAS, SEM importar Sé e empreendedorismo hum Homem e Mulher UMA OU Entre Dois Homens UO Entre Duas Mulheres, Como UMA Coisa Positiva. Eu fico preocupado when Mostra assim que uma Violência, ISSO me preocupa Muito Mais Que fazer hum beijo. E positivo mostrar Que hum Afeto empre DUAS PESSOAS fazer sexo MESMO E Possível, ASSIM Como com Duas PESSOAS de sexos Diferentes. Acho Que o beijo gay da novela contribui com o enfrentamento da Violência e da homofobia.

Você. Veio acompanhar hum Caso de crime homofóbico Que Aconteceu Aqui los Teresina. Como Avalia a Investigação fazer Caso?
ESSE Caso n º s surpreende o Porque è O Primeiro Caso de hum Grupo neonazista nenhuma nordeste. Era Pará NÓS ESSA UMA possibilidade Muito Remota, comeu porqué neonazistas OS GRUPOS do Sul e Sudeste de São nordestinos contra, inclusive. ESTAMOS Aqui justamente parágrafo manifestar a Solidariedade da Secretaria dos Direitos, Humanos. Acho Que a Investigação Feita Pela Polícia ESTA Sendo Muito Bem encaminhada. Nos colocamos a Disposição de ajudar não Opaco para Preciso. Reiteramos o Pedido de Investigação UMA Rápida Opaco Contribuir par a punição dos envolvidos e colocamos los Disposição da Vitima, Que E um Marinalva, O Nosso Programa Opaco oferece Proteção, ELA Caso ache necessario.
Foto: Gabriel Torres / CT

O preconceito muitas Vezes Comeca Dentro de casas, com um Própria Família. Existe sândalo Projeto de para combater cessos Casos?
Realmente ESSA Questão do Adolescente LGBT E Muito sepultura. Nós. TEMOS UM grande number of Violência POR negligencia dos Familiares Que acabam abandonando o adolescente na rua o Porque Localidade: Não aceitam a Orientação sexual divergente da heterossexual UO Identidade de Gênero. ISSO N º s preocupa Bastante. O Conselho Nacional da Criança e do Adolescente temperatura lançado HÁ Dois Anos hum edital Opaco trabalhem com children e adolescentes LGBT, o MAS NAO TEM MUITO aparecido interessados. Acho Que precisamos AINDA trabalhar com como Organizações Para Ver. Como E Que ELAS PODEM Participar Disso e se Envolver Nesse Processo. Mas E UMA situacao complicada o Porque E Difícil do Estado Intervir Dentro da Família.  

Desenvolvi Haver uma Relação Educação x quebra de preconceitos?
Acredito Que deva Existir sim. O MEC JÁ TEM Feito hum Trabalho Junto com OS Professores Dentro das Escolas parágrafo Que passem ISSO Dentro das Escolas. Nós. JÁ TEMOS Escolas sensibilizadas parágrafo trabalhar ESSE Tema. A Escola temperatura Recebido Toda ESSA DEMANDA, Nao So de LGBT, mas de Deficiência, entao ELAS nsa procuram e TEMOS PROCURADO dar Assistência. TEMOS Financiado Projetos parágrafo Capacitação dos Professores e Servidores Públicos. E hum Trabalho Bem grande, Mas Que Só TALVEZ O Vá ter UMA repercussão MESMO um do Médio e Longo Prazo, Nisso Mas TEMOS investido.

Como o senhor Avalia O Trabalho da Marinalva Santana e fazer Grupo Matizes Aqui no Piauí?
A Marinalva E minha amiga. Conhecemos n º s em Brasília não PERÍODO Opaco ELA FOI conselheira fazer Conselho Nacional LGBT. Ela E UMA militante extremamente Competente. ELA E REFERENCIA OUTROS parágrafos Grupos no Brasil Pelo Trabalho Que ELA FAZ Aqui no Piauí e NÓS Localidade: Não podíamos deixar de Estar Aqui prestando Solidariedade a ELA Nesse Momento.  

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *