Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press/Arquivo |
Nesta segunda-feira, religiosidade e valorização da cultura afro entram em cena na Noite Para os Tambores Silenciosos de Olinda. A concentração acontece às 18h, nos Quatro Cantos de Olinda, cruzamento das ruas Prudente de Moraes, de São Bento e da Ladeira da Misericórdia, no Sítio Histórico.
O cortejo segue pela Rua do Amparo até o Largo do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso. À meia noite, o tradicional silêncio em memória dos ancestrais, pedindo a proteção. O evento é uma celebração religiosa voltada aos ancestrais na qual os maracatus de nação pedem licença e bênçãos para participarem do carnaval. A Igreja do Rosário dos Homens Pretos é escolhida por ter sido o espaço onde os negros tinham a liberdade de manifestação e onde podiam exercer sua religiosidade.
Ao final, será comemorado o centenário de Mãe Biu de Xambá. A lado da irmã Tila, ela foi uma das responsáveis pela preservação das tradições religiosas da Nação Xambá em Pernambuco. Durante
Participam da celebração nove maracatus de Olinda e um convidado do Recife, o Nação Porto Rico. Do próprio munícipio são os seguintes grupos: Maracatu Nação Badia, Maracatu Nação de Luanda, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracatu Nação Leão Coroado, Maracatu Nação Marambuco, Maracatudo Nação Camaleão, Maracatu Nação Peixinhos, Maracatu Nação Pernambuco e Maracatu Nação Tigre.
Comentários
Postar um comentário