Rondônia é único Estado do Norte na Caminhada Passos que Salvam de 2013

Caminhada é para arrecadar dinheiro para a unidade de São Paulo do Hospital de Câncer de Barretos.



PORTO VELHO - Rondônia é um dos cinco estados a participar simultaneamente da segunda Caminhada Passos que Salvam. O evento acontece neste domingo (24) e serve para arrecadar dinheiro para tratamento de crianças com câncer sob cuidado da unidade de São Paulo do Hospital de Câncer de Barretos (HCB). 

A colaboração financeira acontece com aquisição de kits, que contém camiseta, boné e um cadarço, no valor de R$ 25.
Na primeira edição do evento foram arrecadados pouco mais de R$ 700 mil. O dinheiro foi usado na construção da segunda parte do hospital, que foi inaugurado neste ano. Um dos desafios do combate ao câncer é diagnosticar a doença o mais rápido possível. Até 70% do público infantojuvenil teria cura se a doença fosse descoberta no início; mas na maioria do casos as crianças são encontradas em estágio avançado da doença.



Além Rondônia, também participam da caminhada os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, mais de 70 cidades brasileiras estão envolvidas na causa. Em Rondônia, nove municípios participam da caminhada além da capital: Ouro Preto, Jaru,  Cacoal, Médici, Ji-Paraná, Nova Brasilândia, Guarajá-Mirim, São Miguel do Guaporé e Rolim de Moura. Em Porto Velho, a concentração será em frente ao HCB, ao lado do Hospital de Base, na Avenida Jorge Teixeira, nº. 3.734, bairro Industrial.


De acordo com a gerente-administrativa do HCB em Porto Velho, Raquel Keller, a estimativa é que 80 mil pessoas participem da caminhada em todo o País. Ela explicou que o lançamento da campanha aconteceu há duas semanas e que uma das possíveis melhorias na unidade de São Paulo do Hospital de Câncer de Barretos.


Diagnóstico tardio
Para este ano, a expectativa é que mais de 12 mil crianças serão diagnosticadas com a doença no Brasil e destas apenas metade receberão atendimento. Isto ocorre por diversos fatores, como falta de informação dos pais e até mesmo devido à doença apresentar sintomas parecidos com outros males. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados mais de 9 mil casos novos de câncer infantojuvenil por ano, no Brasil.
Os tipos de câncer mais comum entre o púbico infantojuvenil é leucemia, tumor no sistema nervoso central e linfoma. O tratamento depende do tipo de câncer, da gravidade e do estágio da doença, mas há três etapas básicas: quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Entre os sintomas gerais de câncer comuns em crianças e adolescentes estão palidez, sangramento, dores nos ossos, dor de cabeça, vômito, caroços pelo corpo e manchas arroxeadas na pele.

http://www.ariquemesonline.com.br/movel/noticia.asp?cod=290213&codDep=34

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *