No Recife, Junior Achievement abre inscrições para voluntários

Estão abertas as inscrições para quem quer ser voluntário do Junior Achievement de Pernambuco (Jape), instituição sem fins lucrativos voltada para educação empreendedora. Os inscritos serão convidados para trabalhar no programa Miniempresa, um dos principais projetos da ONG, que será realizado a partir de maio. Os interessados devem se cadastrar no site do Jape. Não é preciso pagar nada. A instituição entrará em contato com os candidatos a partir de fevereiro.

A ideia do programa é proporcionar a estudantes do ensino médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. Após capacitação, a Jape define junto com o voluntário a escola e data para onde cada um vai atuar. A duração do programa é de 18 semanas. Ao final, o participante recebe certificado de 53 horas doadas e de 3h30 de capacitação.

Além da Miniempresa, os voluntários podem trabalhar em outros programas desenvolvidos ao longo do ano com estudantes a partir do ensino fundamental. Instituições públicas e privadas também podem se inscrever para apoiar o projeto, através de doações financeiras e incentivo de voluntariado junto aos seus funcionários.
 
Programa Miniempresa
O projeto é desenvolvido em 18 semanas, em jornadas semanais, com duração de 2h30, realizadas diretamente em escolas, geralmente à noite e aos sábados. Durante o programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial onde cada participante se converte em um empresário da Miniempresa. Ao final, as equipes concorrem ao Prêmio Miniempresa do Sebrae, com competidores de todo o Brasil.

Criada nos Estados Unidos, em 1919, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. É uma associação sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. No Brasil, oferece programas de educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, por meio da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial.

Através de metodologia própria, desenvolvida para atender alunos a partir da 5ª série do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio, a ONG quer que jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios. A ideia é facilitar o acesso ao mercado de trabalho e estimulando o desenvolvimento pessoal.

O Jape fica na Rua do Riachuelo, nº 105, sala 903, no bairro Boa Vista, área central do Recife. Outras informações no telefone: (81) 3421.2277.

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *