Falar em meio ambiente é pensar na vida do Planeta Terra...
Pensar nas diferentes sociedades culturais que vivem o ser humano e seu
relacionamento com o meio. O nosso olhar tem que voltar-se para as matas, rios,
mares, fauna e para a civilização mundial que ocupa um imenso território que
está com superlotação ou uma quase lotação esgotada. Muita gente e pouca comida
e ora muita comida e o homem vivendo do nicho.
Várias reportagens tem sido apresentadas pelas mídias mostrando a vida do homem no Planta Terra e as contradições socioeconômicas que eles passam de um lugar para outro. Enquanto existem civilizações que jogam comida fora, principalmente dos grandes restaurantes, há homens comendo lixo.
Várias reportagens tem sido apresentadas pelas mídias mostrando a vida do homem no Planta Terra e as contradições socioeconômicas que eles passam de um lugar para outro. Enquanto existem civilizações que jogam comida fora, principalmente dos grandes restaurantes, há homens comendo lixo.
E há outros homens sofrendo sem nem um misero pedaço de pão, passando fome e pedindo aos céus um pouco de comida para sobreviver. Isso é meio ambiente. Ver além do que o ser pode ver. Ir além das fronteiras e territórios e observar a vida do homem no planeta. Homem que come homem e homem que come o lixo produzido pelo próprio homem. Muita redundância e muito paradoxo, mas é assim a vida no Planeta Terra. O meio ambiente é o lugar em que vivemos. É a nossa casa, nosso trabalho, o meio que circulamos dentro de uma sociedade e vivemos enquanto cidadãos. Portanto temos que preservar os recursos naturais e saber utilizá-los com consciência e sabedoria para que as futuras gerações possam sobreviver nesse Planeta.
A água potável é um recurso natural que está em extinção, ou seja, ela está diminuindo cada vez mais. Voltemos o olhar para o nordeste brasileiro. Há regiões no nordeste em que a seca é tanta que as pessoas que vivem por lá esperam o caminhão pipa para pegar água e colocar em baldes, frascos e reservatórios rudimentares. Eles economizam muito. Às vezes tomam banho de dois em dois dias e bebem água somente uma vez por dia. Utilizam da água para fazer comida. Enquanto nós das regiões sul e sudeste não temos dó de gastar água. Ate hoje vemos pessoas lavando calçadas e quintais sem necessidade.
A natureza pede socorro. As queimadas têm prejudicado as reservas. A fauna e flora estão sendo extintas do Planeta Terra. O homem precisa plantar mais arvores, cuidar da natureza e da atmosfera. Voltar o olhar para o meio em que vive e preservar. Preservar, conservar e melhorar as condições de vida no planeta é uma missão planetária. Todos nós seres humanos devemos aprender a sermos cidadãos planetários. Precisamos exercer os direitos de amar a vida e preservar nossa espécie e as demais que moram em nosso planeta.
Todavia devemos fazer nossa parte na construção de um mundo melhor. O meio ambiente precisa da colaboração de todos para sobreviver. O envolvimento e comprometimento com uma vida saudável justa e digna nos fazem guerreiros da vida e da paz mundial. Sejam conscientes na luta a favor da preservação e conservação de nossa fauna e flora. Seja um cidadão capaz de lutar pelo meio em que vive. Todo dia é dia de reflexão e ação na construção de um planeta melhor. Pratique sua cidadania respeitando a natureza.
Patricia V. Bielert do Nascimento, pedagoga e professora em Uberaba