Crianças estudam em varanda de escola improvisada em Catende, PE

 
A varanda de uma casa no município de Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a 142 quilômetros do Recife, se transformou numa sala de aula improvisada. De acordo com a secretaria de Educação da cidade, a antiga escola vai ser reconstruída. Mas, enquanto as obras não começam, as crianças seguem estudando em situação precária, e os pais estão preocupados com o futuro dos filhos.

A escola improvisada está funcionando numa casa doada pela merendeira da antiga escola, na Zona Rural de Catende. O quadro fica numa varanda, dividido entre atividades da educação infantil e ensino fundamental. Os estudantes são filhos de agricultores da região, e têm entre 5 e 13 anos. Há cinco meses, eles estudam em situação precária, muitos até sem local para sentar. “Eu só tinha cinco bancas. É muita dificuldade porque só são as cinco que dá para escrever na carteira. As outras que têm, os meninos têm que escrever no colo”, lamentou a professora Fabiane Carvalho. Apesar da infraestrutura precária, a maior preocupação ainda é com a aprendizagem das crianças.
 
“Aqui não é lugar para se estudar. Como é que elas vão se desenvolver? Não tem como se desenvolver”, contou a agricultora Cícera Lourenço, que tem um filho estudando no local.
Os meninos e meninas estudam em tal situação porque a Escola Municipal São Luís está em ruínas. O que sobrou do prédio, desativado em abril, fica no meio do canavial de Catende. Na época em que funcionava, a escola não possuía energia elétrica, água encanada, banheiro e parte do teto chegou a desabar enquanto as crianças estudavam.
 
Em maio deste ano, tratores planearam o terreno onde seria construído o novo prédio, mas as obras não avançaram. A secretária de Educação de Catende, Edjane Lima, informou que a escola do engenho Santa Maria vai ser reconstruída junto a outras unidades de ensino atingidas pelas enchentes de 2010 e 2011. “A rede estadual está nesse processo de licitação para que essas escolas sejam reconstruídas ou reformadas. No caso da escola São Luís, ela será totalmente reconstruída”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, haverá uma conversa para tentar transferir os alunos para outra escola, no Engenho Bela Vista.

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *