Grito dos (as) Excluídos (as) em Recife/PE

Grito dos Excluídos reuniu manifestantes no Centro do Recife o protesto contou com a participação de diversos representantes de movimentos sociais.
O grupo se reuniu na Praça Oswaldo Cruz e seguiu pela Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife. Segundo o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, o número de participantes do protesto superou as expectativas. "O Grito representa uma unificação das minorias do Estado para enfrentar os desafios sociais", afirmou durante a passeata. Em entrevista ao JC ON LINE.

Os manifestantes criticaram no evento deste ano, principalmente, o modelo de desenvolvimento econômico adotado por Pernambuco. Participaram membros do Movimento dos Sem-Terra (MST), representantes de organizações religiosas, feministas, estudantes, entre outros grupos.

Este ano o evento contou com participantes do M.E.U. Movimento Empreendedor Unificado que juntamente com os carroceiros da comunidade do papelão do bairro do São José, representaram a MARCHA DOS EXPLORADOS referente aos impostos e os impactos da alta carga tributária; Este mesmo movimento será realizado no dia 15/9 data que de fato será o evento FEIRÃO DO IMPOSTO que traz como objetivo do tema orientar a população sobre os impactos das cargas tributárias que automaticamente impedem o crescimento financeiro e a qualidade de vida social!! Protesto este realizado pela parceria dos movimentos M.E.U. ACP AJE CONAJE... e que o CEDEESPE apóia, Mary Anne Noglim - CEDEESPE*

Chegando à 18ª edição o Grito dos Excluídos em Recife, evento que costuma reunir toda a sociedade pernâmbucana para debater as perspectiva de transformação e a construção de um Estado a serviço da Nação. A temática deste ano será Solidariedade, Sustentabilidade e Cidadania. “A vida em primeiro lugar. Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população”.
Nesta marcha podemos contar com forças espirituais e matériais que em sol e chuva está lá para defender nossa cultura, nossa religiosidade, nossa fé, nossa força... nosso axé!! Parabéns Alexandre L'Omi L'Odo por não desistir por levar e levantar a bandeira da Jurema, do Candomblé... do respeito entre as religiões* Axé ô!!
Para quem ainda não conhece, segue algumas informações sobre o Tradicional Grito dos Excluídos;
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. È um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos(as).
O Grito dos(as) Excluídos(as), como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
  • denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
  • tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
  • propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional.
Em 2012 o Grito dos(as) Excluídos(as) traz como tema: “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”
Fontes de base:
VERIFIQUE OS MELHORES MOMENTOS



Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *