DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTOS - BRASIL

Pernambuco comemora Dia da Liberdade do Imposto

Associação dos Jovens Empresários de Pernambuco e a Faculdade Maurício de Nassau pretendem conscientizar sociedade acerca da elevada carga tributária cobrada pelas empresas do País.

Por: Gabriela Máxima

O brasileiro passa 152 dias (cinco meses) trabalhando para pagar os impostos referentes ao ano inteiro, carga tributária bastante elevada se comparada à média do salário nacional. Pensando em garantir maior transparência na cobrança de impostos, a Faculdade Maurício de Nassau em parceria com a Associação dos Jovens Empresários de Pernambuco (Aje) promoveu a primeira edição do Dia da Liberdade do Imposto no Estado, nesta sexta-feira (25). Na ocasião, foi realizado um café da manhã no Restaurante Manuel Bandeira com o prefeito do Recife, João da Costa, os senadores Humberto Costa e Armando Monteiro, a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Maria Tereza Caminha e outras autoridades políticas do Estado.

Em seguida, a comitiva segue para o Impostômetro, localizado na rua Joaquim Nabuco, onde uma cerimônia simbolizará o luta contra a elevada carga tributária. É o que afirma o presidente da Aje, Messias Santos. “Até o mês de maio a população brasileira trabalha para pagar impostos e é só a partir deste mês que trabalhamos e ganhamos o salário para uso próprio”, pontuou Santos. “Portanto é necessário comemorarmos e ainda reivindicarmos por uma cobrança de impostos mais justa. A ação no Impostômetro representando o luto com as autoridades do Estado será mais emblemática”, acrescentou Messias.

O Dia Nacional da Liberdade de Impostos é também conhecido como Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte e é lembrado em 16 estados do País, sendo esta a primeira edição em Pernambuco. Sobre isso, Sérgio Murilo, coordenador do Instituto Maurício de Nassau, esclarece que é fundamental os pernambucanos entrarem nesse grupo e se sensibilizar a favor da causa. “Todo mundo trabalha durante os cinco primeiros meses do ano e não tem conhecimento que aquele dinheiro é direcionado à cobrança tributária. Informar as pessoas e conscientizá-las é nosso dever. É importante ressaltar que prezamos, sobretudo, pela transparência do valor de impostos”, explicou.
Além do ato simbólico e café da manhã, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aderiu à campanha e vai participar com 30 estabelecimentos oferecendo pratos sem impostos, o que pode reduzir até 32% do valor total cobrado. A ação, ressalta o curador do projeto, é uma forma de conscientizar a população sobre a cobrança de impostos em demasia. Ainda na sexta-feira (25), shoppings, restaurantes e instituições da cidade vão dar suporte para que o Dia da Liberdade do Imposto seja mais uma data respeitada e reverenciada pelos pernambucanos.

O Dia da Liberdade de Impostos em Pernambuco é uma realização da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação de Jovens Empresários (Aje), Associação Comercial de Pernambuco (ACP), com apoio da Faculdade Maurício de Nassau, Movimento Pro Criança, Instituto Millenium e Movimento Brasil Eficiente.

Fonte: Texto anterior com data atualizada;

___________________________________
PARCEIROS DO CEDEESPE SOMANDO FORÇA POR UM MUNDO MELHOR
- ALIANÇA LGBT/PE - ASSOC.LGBT DE COMUNIDADE E TERREIRO - MNU LGBT -
ENCONTRO AO AR LIVRE (APREDENDO A AMAR AMANDO - AMANDO O PRÓXIMO COMO A TI)
- GRUPO CULTURAL TRONCO D'JUREMA - GRUPO CULTURAL INZO ANGOLA -
EURODATA CURSOS PROFISSIONALIZANTES -

Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *