07/10/11 - I SEMINÁRIO NACIONAL LGBT DO PARTIDO PSB EM PERNAMBUCO

I SEMINÁRIO NACIONAL LGBT DO PARTIDO PSB EM PERNAMBUCO
PSB CONTRUÍNDO UMA SOCIEDADE INCLUSIVA: A PARTIR DOS DIREITOS, DEVERES E OBRIGAÇÕES
No dia 7 de outubro de 2011 às 20h foi realizado na Boate Metrópole localizada em Recife o I SEMINÁRIO NACIONAL LGBT DO PARTIDO PSB EM PERNAMBUCO, O evento foi contemplado pela presença de pessoas como; Luciano Freitas que esteve diante da coordenação do evento, Cláudio Kovacic, Dorian Pires, Adilson Gomes, Carlos Siqueira, Sandra Marrocos, Igor Belchior, João Arraes, Maria do Céu, Jorge Arruda e Amparo Araújo que compuseram a mesa; E demais participantes e ouvintes representando diversos estado do Brasil como a estimada presença de Antônio Neto “Toninho” de Vitória do Espírito Santo. E contou com o apoio da empresária Maria do Céu militante da luta por uma sociedade equânime, que além de disponibilizar o local esteve presente no evento.
A sexualidade humana se manifesta por meio de padrões culturais historicamente impostos. Em Pernambuco especificamente cidade do Recife, ela é fincada por claros dicotomismo e aliada aos valores morais como padrão de um único formato. Podemos pensar nos diversos discursos morais ideológicos que sustenta sobre: a intolerância diante de comportamento; maneira de ser; o jeito de viver sua sexualidade da melhor forma; como também cada sujeito se ver pertencido a sua identidade de gênero. Por outro lado, a sociedade hetero impõe uma inconformidade como padrão dominante, patriarcal para nossa sociedade em que vivemos.  
A partir destas reflexões, partimos por um diálogo coletivo e equânime no qual podemos perceber nitidamente que o contraditório se reflete também, como uma dinâmica social contemporânea desta nação. O Brasil apesar de um agrupamento de um número maior dos LGBTs em cada estado desta nação, no entanto, ainda estamos com quantitativo muito evidente por um alto índice de violência e de violação dos direitos humanos, contra os LGBTs, como também precisamente os mais discriminados os LGBTs de comunidade de terreiros de matriz africana e indígena de Pernambuco.
Por motivos da sua negritude, religião e sua livre orientação sexual, são desrespeitadas a todo tempo, já que a orientação sexual padrão, ainda é ideologicamente imposta como verdade absoluta, ou seja, tendo que ser hetero como padrão de um formato correto. Por causa da moral e dos bons costumes. Uma sociedade equânime não aceita pratica sócias institucionais que criminalizam, estigmatizam e marginalizam os sujeitos, por sua livre orientação sexual ou identidade de gêneros. 
É bom lembrar que quando escutamos nos discursos da mesa formada no primeiro seminário LGBT do PSB que ficou bem claro nas falas a liberdade e escolhas de pertencimento de reconhecimento que cada um tem pra si mesmo, pois a condição da prática sexual entre adultos do mesmo sexo é um direito que cada um tem como também foi ventilado e reafirmado no discurso do vice presidente do PSB (palitó fulano de tal), que a inclusão social no que tange aos LGBTs dar-se através dos pilares dos direitos humanos: de sentimento, reconhecimento e pertencimento na identidade que os LGBTs têm em seu imaginário psicossocial se adequando em quando sujeito desta história.
Noutros termos, podemos diserminar estes diálogos que foram pertinentes e elucidados no seminário numa perspectiva de construção coletiva e inclusiva. Já que, Por outro lado, também podemos detectar que o arbitrário rebaixamento moral de uma sociedade engessada, fraturada, estereotipada formenta uma exclusão. Temos a certeza de que apartir destas construções negativas obteremos resultados não afirmativos para os LGBTs como: baixa estima, violência “simbólica”, apagamento do imaginário, negação da identidade de gênero levando esses sujeitos a linha da vulnerabilidade sócio cultural política.


Sendo assim, visibilizaremos uma reconstrução para que não reafirme a forma conceitual e ideológica que dar-se o nome de homofobia. Em outras palavras as semelhanças homo eróticas de apresentação e representação numa renovação constante de cunho social e identitário, perpassa, como uma lógica fraturada de discordância do sexo biológico, ou seja, sendo equivalente a uma moral negada de valores estereotipados pelos vários sujeitos, levando quase ao apagamento da memória coletiva e retalhando o imaginário desta identidade em questão.


Portanto o I seminário nacional LGBT nos trouxe uma contribuição muito rica e construtiva apartir de uma formentação coletiva oxigenando as políticas públicas afirmativas para nossa nação. Assim sendo os planos de ações afirmativas do movimento social ALIANÇA LGBT de Pernambuco junto ao partido PSB visa resultados de minimização de preconceito e vulnerabilidade social.


A Aliança lgbt de pernambuco esteve presente neste seminÁrio no intuito de dialogar sobre polÍticas pÚblicas afirmativas e seu plano de ação que com esta parceria movimento social e governo poderam detectar os grandes desafios que ainda estão por vir sobre as mudanças de valores sÓcio culturais e sexistas, pois será uma tragetória de várias encruzilhadas e ao mesmo tempo uma labirinto que será desconstruido por ações afrimativas de reconStrução da cidadania dos vÁrios sujeitos sociais. o movimento social lgbt pernambuco foi, é, e será parceiro desta construção política através das operacionalidades, resultados e uma solução mais equânime. reconstruindo e resgatando esses sujeitos vulneráveis no pleno gozo da cidadania e dos seus direitos preservados como sujeito desta reconstrução sÓcio cultural político da identidade de gÊneros.


O seminário visa organizar estratégias dos militantes LGBTs do PSB para sua formação orgânica na condição de segmento formalizado do partido. O evento contribui ainda com a promoção de uma formação político-intelectual, bem como o afinamento do discurso do segmento, de acordo com os documentos legais e filosóficos do PSB (Estatuto, Código de Ética e Programa). Vários estados do Brasil estarão representados no evento. O secretário Nacional do PSB e presidente da FJM, Carlos Siqueira, e secretário Estadual (PE) do PSB, Adilson Gomes, participarão do encontro, como também, prefeitos, deputados e vereadores socialistas. (Informação coletada do site PSB)
Dando continuidade a leitura das imagens do evento,
seguem as imagens relendo através dos fotogramas a seguir.



REPRESENTANTES PRESENTES DA ALIAÇA LGBT NO I SEMINARIO NACIONAL CONTRUINDO POLITICAS PUBLICAS AFRIMATIVAS

 
Antônio Rufino         Cláudio Kovacic        Mary Anne Lima
Vanildo Bandeira          Irene Freitas                 Fernanda Lima


TEXTO ESCRITO POR PROF MSC. JOSÉ ANTÔNIO RUFINO E MARY ANNE LIMA LIS
JOSÉ ANTÔNIO RUFINO É;
MESTRE EM TEORIA LITERÁRIA PELA UFPE, PESQUISADOR DO CNPQ, DOUTORANDO PELO INSTITUDO ÍBERO-AMERICANO DE BERLIM-EM ESTUDOS CULTURAIS, PEJIGAN DO ILÊ AXÉ OYÀ ORUM BALÉ, MEMBRO DA ALIANÇA LGBT DE PERNAMBUCO  E MEMBRO DO MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO-PE

 (81)9428-9435 , (81) 8582-8237
Endereço para acessar currÍculo: http://lattes.cnpq.br/4743904452968450

MARY ANNE LIMA LIS É;
GRADUANDA DO 8º PERIÓDO DE ADMINISTRAÇÃO PELA FACIPE; PRESIDENTE DO CEDEESPE; PALESTRANTE E DIVULGADORA DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA, SOCIAL, CULTURAL, SEXUAL E AMBIENTAL, UMBANDISTA, JUREMEIRA,  ALUNA DO CURSO DE TEOLOGIA DE MATRIZES AFRO, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PELA UNICAP E MEMBRO DA ALIANÇA LGBT DE PERNAMBUCO.
(81)9623-2923 , (81)8839-1844



Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *