Nação Xambá

No dia 19 de Junho de 2011, foi realizado um belíssimo Xirê para Xangô, onde estavamos presentes e como muita honrra podemos conhecer uma das nossa culturas fortemente sobreviventes no decorrer de tanta luta pelo nosso espaço religioso, o nosso espaço de prática livre; quem quizer conhecer um pouco mais desse belissimo trabalho que é feito pela Nação Xambá pode entrar pelo site abaixo e descobrir um pouco mais dessa rica cultura, deixada pela Mãe Biu, agora nas mãos de Pai Ivo (Adeildo Paraíso da Silva)


Nação Xambá é uma tradição religiosa de origem africana, dentre as inúmeras que existem no Brasil, tais como Jêje, Ketu, Nagô, Angola, Mina. No Brasil, surgiu em Maceió, Alagoas, tendo como seu principal disseminador, o Babalorixá Artur Rosendo Pereira.

Na década de 30, Artur Rosendo era um dos mais conceituados líderes religiosos do Recife, contemporâneo de outros grandes babalorixás.

É pelo Terreiro Santa Bárbara - Ilê Axé Oyá Meguê, da Nação Xambá, situado desde 1951 no bairro de São Benedito, em Olinda, na localidade do Portão do Gelo, que vamos passear, mostrando a riqueza de suas tradições, de sua história e de seus personagens.

m maio de 1993, poucos meses depois do falecimento de Mãe Biu, a 27 de janeiro, Adeildo Paraíso da Silva (Ivo), seu filho e sucessor na condução do Terreiro Xambá do Portão do Gelo, convocou seus filhos de santo Antônio Albino, Hildo Leal e João Monteiro, para que elaborassem projeto para o Memorial Severina Paraíso da Silva. Nove anos depois, superados os obstáculos da pesquisa, da identificação do acervo fotográfico e, sobretudo, os financeiros, o projeto torna-se realidade.







Comentários

#Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *